15.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho, 2026

Saúde muda produtos químicos de combate e controle de vetores

10/09/2013 – Atualizado em 10/09/2013

Mudança do larvicida e do inseticida, com mais eficiência de resultados e sem danos ao homem e aos animais, foi determinada pelo Ministério da Saúde

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde a última segunda-feira (2), usa novos produtos de controle e combate dos vetores, transmissores da Dengue.

A substituição dos antigos produtos se deve ao aumento da resistência do mosquito, quanto ao efeito esperado na aplicação de larvicida e também do inseticida, usado no processo de borrifação, quando se fazia necessário.

A troca dos produtos foi determinada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, e vem sendo seguida pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.

O Delta Metrina foi substituído pelo Malathion (inseticida) e, como larvicida, os Agentes de Combate a Endemias, nas visitas periódicas que fazem às residências, passaram a usar o Diflubenzuron na eliminação de larvas do Aedes Aegypti.

“Os efeitos são os mesmos quanto à durabilidade dos produtos e continuam sendo inofensivos à saúde humana e dos animais”, informou o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.

“Antes da mudança, usávamos um pó, que era dissolvido na água, agora passamos a usar o líquido, mais concentrado e mais eficiente”, explicou Teodoro de Souza, do Setor de Educação em Saúde.

Segundo eles, o novo larvicida, por ser mais eficiente, “quando não mata por completo as larvas, provoca anomalias prejudiciais ao seu processo de desenvolvimento, que acabam provocando atrofias e a morte posterior do mosquito que consegue eclodir”, completou Benício.

INIBIDORES

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o Diflubenzuron é um larvicida do grupo “Inibidores de Síntese de Quintina”. Por isso, “sua função específica é inibir o crescimento dos insetos, impedindo a formação da quintina (elemento essencial do exoesqueleto, com função de proteção mecânica)”.

Além dessa função, o Diflubenzuron “leva à má formação e esterilidade nos insetos adultos, caso consigam eclodir. Por essas razões, o novo larvicida, usado pelos Agentes de Combate às Endemias, “permite um efetivo controle de larvas, com baixa dosagem, reduzindo dessa forma os riscos de intoxicação e contaminação”, garantem os técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, ao constatarem estudos da Rede Nacional de Monitoramento (Morena) do Aedes Aegypti a inseticidas, em várias regiões do Brasil (veja mapa).

Aplicação do inseticida.Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Antônio Empeke Júnior, o Tonhão, celebra mais um ano de vida

Neste domingo, dia 21, quem comemora mais um ano de vida é o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Antônio Empeke Júnior,...

Eduardo Riedel destaca crescimento histórico de MS e anuncia novos investimentos em Três Lagoas

Em entrevista à Caçula, Governador reforçou papel estratégico do Vale da Celulose, celebrou avanço da UFN3 e confirmou novas obras no município

Suspeito ligado a facção morre em confronto armado com a Força Tática em Três Lagoas

Homem apontado em denúncias envolvendo homicídios, disputa entre facções e ataques a tiros reagiu à abordagem policial, sacou arma contra militares e acabou baleado durante ação no Jardim Carandá