26.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Saúde intensifica cuidados com a Aedes Aegypti em período de chuva

18/01/2017 – Atualizado em 18/01/2017

Por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Saúde de Três Lagoas alerta: em período de chuva a população deve ficar atenta em relação aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Os cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água contribui para o aumento de focos.

O LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) apontou aumento de 0.9% entre os últimos dois levantamentos. Em novembro do ano passado, o índice do LIRA era 0,6%. Já nas primeiras semanas deste ano, o índice foi para 1,5%. A Vigilância Sanitária indica que o aumento do índice no período de chuva já era esperado e que as visitas domiciliares serão sempre feitas, mas que é de suma importância que o morador seja o principal agente de sua comunidade, observando os principais cuidados e evitando desta forma a possível proliferação da doença.

Segundo tabela do Ministério da Saúde, o aumento do índice para 1,5% aponta ‘atenção’, com intensificação de ações preventivas e permanentes. O secretário de Saúde, Cassiano Maia, reforça que a Vigilância em Saúde já trabalha para reforço das campanhas, orientações e observações e afirma que situação esta sob controle em Três Lagoas.

A diretora de Saúde, Angelina Zuque, também reforça a efetiva participação da população para o controle dos vetores, em especial a proteção individual, como o uso de repelente, principalmente em gestantes.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso com agenda climática na COP 30

Companhia projeta futuro sustentável e apresenta case que reforça a bioeconomia como solução climática, em nível global.

Mulheres são presas por tráfico de drogas durante operação pela Força Tática

Ação da Força Tática no Condomínio Bem-te-vi apreendeu quase 70 gramas de crack, onde as suspeitas, de 19 e 26 anos, confessaram o crime.

Juscimara Silvia: Uma guerreira três-lagoense na medicina

​A história de Juscimara Silvia, nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é um brilhante exemplo de força, determinação e da crença inabalável...