31 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Saúde intensifica ações práticas de enfrentamento à dengue

Saúde – 07/02/2013 – 13:02

Equipes de 120 Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias e um contingente de soldados do Exército Brasileiro estão a campo, desde segunda-feira (4)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública e do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento, vem intensificando as ações de enfrentamento à dengue, com o intuito de localizar e recolher o maior número possível de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, nas residências, quintais e terrenos.

Desde segunda-feira (4), um grupo de mais de 120 pessoas, divididos em equipes de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias e um contingente de soldados do Quartel da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, está percorrendo os bairros de Vila Alegre, Jardim dos Ipês, Vila Piloto e todos os demais bairros, compreendidos do Centro até Nossa Senhora das Graças.

“Estamos trabalhando no perímetro compreendido entre as avenidas Filinto Müller e Ranulpho Marques Leal e entre as avenidas Rosário Congro e Capitão Olyntho Mancini”, informou o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.

“Estamos com um grupo de mais de 120 pessoas, divididas em equipes, visitando as residências, quintais e terrenos, na localização e busca dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, explicou.

Nesta ação intensiva e prática, “estamos pedindo a participação e colaboração dos moradores neste nosso trabalho de combate à dengue. As pessoas já sabem que todos devem participar do trabalho que é de todos”, ressaltou Fernando.

Acompanhados de, ao menos, um dos moradores da casa, as equipes, com o apoio e também participação dos soldados do Exército, estão localizando e recolhendo todos os criadouros, ou seja, tudo o que possa armazenar água.

 

Sacos de lixo

Os criadouros são depositados em sacos de lixo, que são amontoados em frente às residências e logo recolhidos por caminhões, fretados pela Secretaria Municipal de Saúde para essa finalidade específica de enfrentamento à dengue.

“Os caminhões não estão recolhendo galhadas nem entulhos, mas apenas criadouros e outros materiais que possam armazenar água e se transformar em focos do mosquito da dengue”, informou o coordenador de Educação em Saúde.

As equipes, além da coleta dos criadouros, também estão orientando a população quanto ao perigo da proliferação do mosquito transmissor da dengue, cuidados com a saúde e ainda o tratamento químico dos depósitos de água, como caixas d’água e outros reservatórios, existentes nas propriedades.

 

 Epidemia de dengue

Em Três Lagoas, não vivemos situação de epidemia de dengue, a exemplo do que vem ocorrendo em Campo Grande e outros municípios de Mato Grosso do Sul e de outros Estados.

Apesar do número de casos notificados ter voltado a crescer em janeiro e os resultados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA) serem preocupantes, “ainda vivemos uma situação que está sob controle, mas que exige atenção sempre redobrada”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde, Neide Yuki.

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas tem registro de 342 casos notificados de dengue, número acumulado deste ano. Desse total, foram confirmados 24 casos e 30 foram descartados como casos de dengue, pelo resultado dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS).  

 “Estamos intensificando nossas ações de enfrentamento à dengue para evitarmos que nossa Cidade sofra com o surgimento de uma epidemia da doença”, ressaltou a secretária de Saúde Pública, Eliane Brilhante.

“Sem a participação e responsabilidade de todos, nossas ações podem tornar-se ineficientes. Por isso, sempre fazemos o apelo que todos participemos juntos com responsabilidade desta importante ação”, voltou a dizer Eliane Brilhante.

“Todos devemos trabalhar e estar atentos para evitarmos o surgimento de mais casos de dengue. Se isso infelizmente acontecer, sofre a família, o pai e a mãe de família, os trabalhadores e trabalhadoras e, principalmente, nossas crianças e pessoas idosas”, alertou a secretária de Saúde.  

Para Eliane Brilhante, “a saída para acabarmos com a dengue em Três Lagoas está em localizar e recolher o maior número possível de criadouros. Graças à dedicação dos nossos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, à parceria do pessoal do Exército Brasileiro, e principalmente de cada morador,  acredito que temos condições de conter o avanço da dengue”, completou Eliane Brilhante.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Assinatura eletrônica do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho; ferramenta permite validar documentos com segurança e validade jurídica

Três Lagoas convoca população para audiência pública sobre revisão do Plano Diretor

Encontro será no dia 29 de julho, às 18h, na Câmara Municipal; proposta segue diretrizes do Estatuto da Cidade e está disponível para consulta online

Mais de 200 vagas de emprego estão disponíveis nesta terça em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.