20.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Saúde inicia combate ao vetor da leishmaniose

Saúde – 04/09/2012 – 17:09

A Administração Municipal iniciou na última segunda-feira (3) a ação de combate ao vetor da leishmaniose. A iniciativa começa pelo setor 1 e 2 e segue durante o mês de setembro abrangendo 1.697 imóveis nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita e Vila Haro.

Serão duas equipes de seis servidores cada, borrifando as partes internas e externas das casas.

“O veneno dura em torno de cinco meses, deixando o morador livre deste vetor. Pedimos que a população colabore com nossos agentes, deixando-os entrar e fazer a borrifação nas residências”, disse o coordenador de endemias do Município, José Carlos Santos Coelho.

O coordenador explicou que os móveis devem ser afastados das paredes e após a aplicação do veneno pelo agente de endemias é necessário que os moradores fiquem durante duas horas fora de casa, em seguida é importante realizar a limpeza do local.

“Durante o trabalho o agente de endemias vai orientar o morador, que estará uniformizado com calça azul com logo da Administração Municipal, camiseta branca também com a mesma logo e o crachá de identificação. Qualquer dúvida pode ligar para o setor no (67) 3929-1036”, falou José Carlos.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Saúde os trabalhos seguem em 7 setores até o mês de dezembro.

CUIDADOS DIÁRIOS

Para que Três Lagoas fique livre desta doença a Administração Municipal pede a colaboração de toda a população.

“O lixo, principalmente o de material orgânico, deve ser bem embalado. Também é importante manter o quintal limpo, já que o vetor da leishmaniose se prolifera de materiais em decomposição como raízes, folhas, vezes de animais e resto de alimentos em decomposição”, explicou o coordenador de endemias.

Sintomas como febre, emagrecimento, dor de cabeça, vômitos, anemia, palidez, infecção respiratória , tosse e crescimento da barriga podem ser sinais de leishmaniose.

“Se a pessoa tiver três destes sintomas é imprescindível que procure um médico com urgência”, finalizou José Carlos.

Fonte: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Desfile especial em homenagem ao Dia das Mães movimenta Carmen Steffens em Três Lagoas

Na última quinta-feira, dia 09, a loja Carmen Steffens promoveu um desfile em comemoração ao Dia das Mães, oferecendo uma tarde repleta de charme,...

Inauguração da Rede de Ensino PRO ATA movimenta Três Lagoas com cursos práticos e foco na qualificação profissional

No último sábado, 10 de maio, Três Lagoas recebeu uma nova unidade da Rede de Ensino PRO ATA, que chegou com uma proposta moderna...

Prefeitura promove oficina ambiental para crianças em Três Lagoas

Dando continuidade às ações da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", a Prefeitura de Três Lagoas, por meio...