27.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Saúde inicia combate ao vetor da leishmaniose

Saúde – 04/09/2012 – 17:09

A Administração Municipal iniciou na última segunda-feira (3) a ação de combate ao vetor da leishmaniose. A iniciativa começa pelo setor 1 e 2 e segue durante o mês de setembro abrangendo 1.697 imóveis nos bairros Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita e Vila Haro.

Serão duas equipes de seis servidores cada, borrifando as partes internas e externas das casas.

“O veneno dura em torno de cinco meses, deixando o morador livre deste vetor. Pedimos que a população colabore com nossos agentes, deixando-os entrar e fazer a borrifação nas residências”, disse o coordenador de endemias do Município, José Carlos Santos Coelho.

O coordenador explicou que os móveis devem ser afastados das paredes e após a aplicação do veneno pelo agente de endemias é necessário que os moradores fiquem durante duas horas fora de casa, em seguida é importante realizar a limpeza do local.

“Durante o trabalho o agente de endemias vai orientar o morador, que estará uniformizado com calça azul com logo da Administração Municipal, camiseta branca também com a mesma logo e o crachá de identificação. Qualquer dúvida pode ligar para o setor no (67) 3929-1036”, falou José Carlos.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Saúde os trabalhos seguem em 7 setores até o mês de dezembro.

CUIDADOS DIÁRIOS

Para que Três Lagoas fique livre desta doença a Administração Municipal pede a colaboração de toda a população.

“O lixo, principalmente o de material orgânico, deve ser bem embalado. Também é importante manter o quintal limpo, já que o vetor da leishmaniose se prolifera de materiais em decomposição como raízes, folhas, vezes de animais e resto de alimentos em decomposição”, explicou o coordenador de endemias.

Sintomas como febre, emagrecimento, dor de cabeça, vômitos, anemia, palidez, infecção respiratória , tosse e crescimento da barriga podem ser sinais de leishmaniose.

“Se a pessoa tiver três destes sintomas é imprescindível que procure um médico com urgência”, finalizou José Carlos.

Fonte: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara discute estrutura de governança da inteligência artificial em audiência pública

A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (15), às 14h, uma audiência pública para discutir a estrutura...

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...