28.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

Saúde informatiza atendimento para expedição de receita digitada

24/07/2013 – Atualizado em 24/07/2013

Por: Assessoria

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, acaba de implantar o sistema informatizado de todos os procedimentos de atendimento à população, em todas as Unidades de Saúde.

Um dos objetivos da informatização do sistema de atendimento em todas as Unidades de Saúde é também a imediata implantação do Prontuário Eletrônico, previsto na Lei 3.629, de 29 de dezembro de 2008, sancionada pelo governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

A citada Lei “dispõe sobre a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador”. Segundo consta no artigo primeiro da referida Lei, “as receitas médicas e os pedidos de exame deverão ser digitados no computador e impressos pelo médico no momento da consulta, acompanhados de sua assinatura e carimbo”, diz a Lei.

Além desta finalidade de cumprimento de uma exigência legal em vigor, “a informatização de todo o sistema de atendimento dá aos profissionais da Saúde, principalmente aos médicos, o completo histórico do paciente, onde e quando foi atendido, medicação prescrita e os procedimentos adotados para tratamento, ou os encaminhamentos devidos”, explicou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.

“Basta o paciente apresentar o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) para os servidores da Saúde credenciados terem acesso a todo o histórico do paciente que é atendido naquele momento, em todas as nossas Unidades”, comentou Eliane Brilhante.

“Todos os nossos servidores, que prestam serviços de atendimento à Saúde da nossa população, foram previamente capacitados e estão devidamente preparados para o adequado uso desse sistema”, assegurou a secretária de Saúde de Três Lagoas.

POSTÃO

A última Unidade a implantar a informatização do sistema de atendimento, na semana passada, foi o Posto de Atendimento 24 horas (PA), também popularmente conhecido como “Postão”.

E toda a equipe de trabalho, incluindo os três médicos em cada plantão (dois ambulatoriais e um de emergência) e o atendimento à população são coordenados por Everton Caetano.

“Toda a nossa equipe, incluindo todos os médicos, está devidamente preparada e começou a usar o sistema informatizado de atendimento”, informou Everton.

“O uso do computador para acesso ao sistema informatizado começa desde a recepção, triagem e se estende aos consultórios médicos e farmácia para retirada da medicação”, explicou o coordenador do Postão.

TRIAGEM

Os resultados da informatização do atendimento começam a ser notados, de imediato, na triagem, quando é medida a temperatura, pressão arterial, peso e se ouve o paciente para encaminhamento aos consultórios médicos.

“Graças à informatização, o sistema logo informa à equipe da triagem a classificação de risco de cada paciente, ou seja, o grau de urgência de atendimento”, explicou.

Everton Caetano se referiu ao já implantado Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) no Postão, seguindo as normas e instruções contidas na Portaria 1.863, do Ministério da Saúde, com o objetivo principal de se colocar em prática ações técnicas de resolutividade imediata, sem esquecer ou abandonar o importante lado social e humano dos procedimentos.

Na triagem e avaliação inicial em que se ouve o usuário e se faz aferição de pressão arterial e medição da temperatura corporal, o paciente recebe classificação por cores (vermelho, amarelo, verde ou azul) que identificam a prioridade de atendimento e não mais a ordem de chegada.

Para o médico Sidney Antônio David, que presta plantão no Postão, “a informatização do sistema de atendimento não é novidade para mim. Já o conhecia e usava em outras cidades (São Paulo)”, contou.

“Apesar de alguns acharem o sistema lento e prejudicial à agilidade do atendimento, o sistema informatizado me dá mais segurança e menos risco de falhas, principalmente na hora da prescrição dos medicamentos”, comentou o médico de Geriatria e Gerontologia.

“Para nós, é importantíssimo termos acesso ao histórico do paciente, doenças que já teve e qual a medicação que foi adotada”, observou Sidney David.

Informatização da Saúde de TrêsLagoas.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras de infraestrutura avançam no Distrito do Arapuá

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), mantém o ritmo acelerado nas obras de drenagem...

“Três Lagoas Unida Contra o Frio” é o lema da campanha do agasalho 2025, lançada nesta quinta-feira (15)

Nesta manhã de quinta-feira (15), a Prefeitura de Três Lagoas realizou o lançamento da Campanha do Agasalho 2025, com o tema “Três Lagoas Unida Contra...

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.