25.5 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Saúde: Diretora da Vigilância Sanitária fala sobre H1N1 no Município

Saúde – 25/07/2012 – 11:07

Nesta quarta-feira (25) a Radialista Toninha Campos recebeu em seu programa, na Rádio Caçula a diretora do setor de Vigilância e Saúde, Neide Yuki, para falar sobre a campanha de vacinação da H1N1 (Gripe A), que atingiu 86% da meta no Município.

Sobre os casos em Três Lagoas, Neide informou a população que houve apenas uma confirmação do vírus, em uma criança de dois meses, que ficou internada no Hospital de Campo Grande (MS), medicada e voltou para a cidade para receber medicação. Existem 17 casos suspeitos no Município neste momento.

As campanhas de vacinações anuais da Gripe A tem início antes do inverno devido o vírus fazer efeito no organismo no período de 15 dias a partir da imunização, disse a diretora. Devido às mutações, as proteínas da Influenza variam bastante e deixam de ser reconhecidas pelos anticorpos. Por isso, são produzidas novas vacinas todos os anos. Com o passar do tempo a imunização se perde, pois não temos mais proteção cruzada contra novas linhagens do vírus, afirmou.

A população está assustada devido o caso confirmado e as 17 suspeitas. Neide conta que a campanha da gripe se prorrogou até julho e quando começou aparecer os casos do sul do país, a demanda aumentou no Município.

Neide pediu atenção à higiene como prevenção contra a gripe A, como lavar as mãos frequentemente, evitar locais fechados, se estiver com gripe ficar em casa, e esperar melhorar o estágio, deve-se abrir a casa, deixar o local arejado, evitar ficar perto de pessoas com tosse, usar lenços descartáveis, álcool em gel, lavar as mãos, evitar aglomerações.

O Público alvo para a vacinação no momento são crianças de 2 meses a 2 anos de idade, os idosos que não tomaram a vacina, devem esperar a próxima campanha. Devido à falta de vacinação no país, a diretora informa que se algum cidadão treslagoense estiver com gripe, febre muito alta acima de 38°C, dor de cabeça intensa, dor nos músculos, e dificuldade para respirar, deve procurar o médico, que pode prescrever o Tamiflu.

O Tamiflu – Fosfato de Oseltamivir – (Roche) é um medicamento disponível para prevenir e tratar o aparecimento dos sintomas de gripe. Não é um substituto para o tiro da gripe sazonal, mas estudos mostraram que ele diminuir o tamanho dos sintomas da gripe. Ele está disponível em forma de comprimido e forma líquida com sabor de fruta para crianças com mais de um ano de idade e adultos que têm dificuldade em tomar pílulas. Para tratamento de gripe, doses para crianças são de 30 mg a 75 mg, Considerando que são doses adultos 75 mg.

A diretora do setor de Vigilância e Saúde agradeceu Toninha Campos pelo apoio e divulgação na Rádio Caçula, que sempre colabora com as campanhas da saúde, e agradece a população que participou da imunização, sendo atingida a meta no Município.

Fonte: Da redação / Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

O medo real que habita entre nós

Confira o editorial do Jornal Digiral da Caçula, edição 238, deste sábado (21) A Quaresma costuma despertar no imaginário popular um desfile de sombras. Entre...

Foragido tenta se esconder debaixo da cama, mas acaba preso em boca de fumo no Novo Oeste

Suspeito foi localizado durante operação, onde drogas embaladas para venda foram apreendidas

Nova iluminação é inaugurada na Avenida Jamil Jorge Salomão e reforça segurança em Três Lagoas

Obra contempla trecho estratégico de acesso ao Balneário Municipal e integra programa de modernização da iluminação pública