19.5 C
Três Lagoas
sábado, 12 de julho, 2025

Saúde de Três Lagoas é discutida pela Comissão Intergestores regional

18/07/2013 – Atualizado em 18/07/2013

Por: Assessoria

Importantes assuntos, ligados à área da Saúde de Três Lagoas, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência e Paranaíba, estiveram em pauta de mais uma reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), na última quarta-feira (17), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.

Os 10 municípios citados formam a macrorregião de Três Lagoas e a CIR é constituída pelos secretários de Saúde e suas respectivas equipes, gestoras das ações e recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em cada uma dessas reuniões, são apresentados e discutidos assuntos diversos, relacionados à Saúde, dentro da abrangência da macrorregião de Três Lagoas.

Segundo constava na pauta, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o processo de implantação do serviço especializado de tratamento do câncer no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

A apresentação esteve a cargo do médico oncologista clínico do Hospital Auxiliadora, José Márcio Barros de Figueiredo. Ele integra uma equipe de médicos especialistas dessa área, com projeto em andamento de construir o Instituto do Câncer no Hospital Auxiliadora, ou seja, uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

Na apresentação do projeto, que também inclui ampliação e construção de espaço próprio, José Marcio informou que, de imediato, o serviço conta com três oncologistas clínicos e um oncologista cirúrgico. “Assim que todo o complexo estiver pronto e funcionando, inserindo a radioterapia, mais dois médicos, um radioncologista e um reumatologista, também virão para Três Lagoas”, anunciou.

Ele também informou que os profissionais que já atendem na Oncologia de Três Lagoas realizam cirurgia, quimioterapia e acompanhamento dos pacientes que fazem radioterapia em Campo Grande.

Para a execução e sucesso desse projeto, que beneficia Três Lagoas e todos os municípios da macrorregião, há necessidade de se criar uma Associação, contar com a participação da sociedade e a participação do Poder Público, ressaltou o médico José Marcio. “É o que hoje denominamos de gestão compartilhada, cobrada e exigida nas manifestações populares”, comentou o médico.

OUTROS ASSUNTOS

Segundo informações da secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante, anfitriã da reunião ordinária da CIR, entre outros assuntos estavam os esclarecimentos sobre o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP), ou seja, um acordo de colaboração mútua que existe, firmado entre a União, Estado e Municípios, no âmbito da macrorregião de Três Lagoas.

O objetivo do COAP é organizar e integrar as ações e os serviços de Saúde da macrorregião de Três Lagoas, “para garantir a integralidade da assistência à saúde da nossa população”, resumiu Eliane Brilhante.

Inserido no contexto do COAP, foi esclarecido e discutido também a Programação Pactuada e Integrada (PPI). Isso quer dizer que, “dentro do processo instituído no âmbito do SUS e seguindo um planejamento em Saúde, são definidas e quantificadas as ações para a população residente em cada Município”, informou.

Ainda segundo consta na PPI, “estamos avaliando os resultados práticos dos pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde que a nossa macrorregião tem condições de oferecer”, explicou a secretária de Saúde de Três Lagoas.

A apresentação esteve a cargo do médico oncologista clínico do Hospital Auxiliadora, José Márcio Barros de Figueiredo.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...

Incêndio destrói casa no bairro Santos Dumont II em Três Lagoas; moradora escapa sem ferimentos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na manhã deste sábado, 12 de julho, no bairro Santos Dumont II, em Três Lagoas...

Polícia Militar recupera moto furtada e é agradecida por família nas redes sociais em Três Lagoas

A Polícia Militar de Três Lagoas demonstrou mais uma vez eficiência ao recuperar, em poucas horas, uma motocicleta furtada no bairro Vila Piloto. O...