Saúde – 15/03/2013 – 09:03
Aumento do número de casos notificados da doença exige que população fique atenta à existência e eliminação de criadouros do Aedes Aegypti
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde Pública, convoca a população a não parar nas ações de enfrentamento à dengue, no interior das residências e quintais, localizando e retirando todos os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Essa convocação e alerta têm o objetivo de toda a população se unir na contenção do avanço dos números de casos notificados de dengue, conforme consta no último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (13).
Segundo consta no Boletim, correspondente à 10ª Semana do ano, houve registro de 300 novos casos notificados (suspeitos), o que eleva ao total de 1.671 no acumulado do ano de 2013.
A situação da dengue, no município de Três Lagoas, passa a ser a seguinte: dos 1.671 casos notificados, 182 deles foram descartados, apresentando resultado negativo, por exames laboratoriais ou diagnósticos clínicos, e 132 casos obtiveram resultado positivo, sendo assim confirmados como casos de dengue.
“O aumento das chuvas é também propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e deve levar a população a redobrar a atenção e as ações de enfrentamento à dengue nas suas casas e nos quintais de suas residências”, orientou a diretora de Vigilância e Saneamento, Neide Yuki
Estado
Apesar de Três Lagoas ainda ocupar lugar privilegiado, no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul,no ranking do número de casos notificados da doença, não pararam e estão continuando intensamente as ações de enfretamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, vinte mortes por dengue foram confirmadas neste ano e quatro continuam sob investigação. Três Lagoas não possui registro de casos de morte de dengue, em 2013.
O boletim também informa que subiu para 67 o número de Municípios com alta incidência da doença, incluindo Três Lagoas. Levando em consideração a população (103.536 habitantes) e o número de casos notificados (1.671) Três Lagoas possui grau de 1613,9 de incidência de dengue no momento.
No ranking dos 67 municípios com alta incidência de dengue, Três Lagoas ocupa o 32º lugar.
Os municípios de Rochedo, Nova Alvorada do Sul, Naviraí, Douradina, Novo Horizonte do Sul, Fátima do Sul, Campo Grande, Bonito, Ladário e Bataguassu lideram o ranking de maior incidência de dengue no Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação