24.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Saúde capacita equipes de mobilização contra dengue e chikungunya

04/12/2014 – Atualizado em 04/12/2014

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando no decorrer desta semana a capacitação e orientação das equipes de Agentes de Combate às Endemias, Bloqueio Químico (pulverização), Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiras das Unidades de Atenção Básica (Postos) para as ações de mobilização de enfrentamento à dengue e chikungunya, na Cidade e no Distrito de Arapuá.

Uma dessas capacitações aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), no recinto do Plenário Legislativo “Toninho do Arapuá”, popularmente conhecido como “Plenarinho” da Câmara Municipal, direcionada às equipes de Controle de Vetores, ou seja, aos Agentes de Combate às Endemias.

A capacitação esteve a cargo do coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, e do coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizette da Silva.

“Junto com a capacitação das nossas equipes para enfrentamento à dengue e chinkungunya, estamos também nos mobilizando na distribuição de material educativo (panfletos) nos supermercados, escolas e à população em geral, na Praça Senador Ramez Tebet, nesta sexta-feira (5), no Centro”, informou Fernando.

“Estas ações são alusivas ao Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, instituído pelo Ministério da Saúde”, completou.

“As ações de enfrentamento à dengue e chinkungunya não podem ser interrompidas, nem mesmo reduzidas, principalmente neste período de calor e do aumento das chuvas, condições favoráveis à proliferação rápida do Aedes Aegypti”, comentou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

RESULTADOS

“Em 2014, graças ao intenso trabalho das nossas Equipes, conseguimos controlar o número de casos de dengue. No entanto, o resultado dessas ações continuará positivo, se houver a participação de toda a população, que deve manter sempre limpo os seus quintais e o interior de suas casas”, ressaltou Brilhante.

De janeiro até esta terça-feira, 2 de dezembro, “quando fechamos mais um boletim epidemiológico, constatamos que foram confirmados como positivos 71 casos de dengue, do total de 422 notificados em 2014. Quanto à febre chinkungunya, tivemos apenas um caso suspeito, mas não confirmado”, informou.

“Estamos conseguindo conter o avanço de casos notificados e confirmados, mas essa conquista não pode justificar o relaxamento das nossas ações de enfrentamento à dengue, contando também com a participação e responsabilidade de toda a população”, completou Brilhante.

Créditos: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto que autoriza cassinos e jogo do bicho em MS vai à votação no Senado

Jogatina, como caça-níqueis e jogo do bicho, que enriquece o mercado ilegal pode ser autorizado no Brasil

Campeonato Municipal de Voleibol 2025 começa com disputas acirradas em Três Lagoas

Ginásio “Eduardo Milanez” foi palco da rodada de abertura no último sábado (5)

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

Estimativa para o PIB é de 2,23% este ano