33 C
Três Lagoas
sábado, 30 de agosto, 2025

Saúde apresenta novas estratégias para enfrentar arboviroses

Mais uma edição da reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, foi promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM). O encontro reuniu representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil com o objetivo de intensificar as estratégias de prevenção e enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

ALERTAS E AÇÕES

Durante o encontro, o coordenador do Setor de Endemias, Alcides Ferreira, voltou a destacar a necessidade da colaboração popular no combate à dengue. Ele relatou um caso de vandalismo em que uma caçamba utilizada no Mutirão da Limpeza foi incendiada no Bairro Samambaia.

“Precisamos da colaboração da população. A caçamba é uma ferramenta para eliminar criadouros, e vandalizá-la só atrapalha nosso trabalho, que já é desafiador”, afirmou.

Alcides também alertou para a circulação do sorotipo 3 da dengue, que não aparece há mais de 15 anos e aumenta o risco de epidemia. “No início do ano acreditávamos que teríamos esse tipo, mas não ocorreu. Agora, próximo ao período de chuvas, quando aumentam os casos, ligamos o sinal de alerta novamente. Por isso, é fundamental eliminar criadouros em quintais, casas e comércios e toda aquelas orientações que todos conhecem para evitar os focos da dengue”, ressaltou.

PARTICIPAÇÃO

Entre os presentes estavam representantes da AEMS, Defensoria Pública, Ministério Público, Câmara Municipal, 3ª Cia/2º BPM Ambiental, 2º BPM, Hospital Auxiliadora, UTAM, APAE, SSPM, Lions, ONG Cutia do Cerrado e CRE-12.

Também participaram secretarias municipais: Educação e Cultura (SEMEC), Governo e Políticas Públicas (SEGOV), Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e Defesa Civil.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Adriana Spazzapan, apresentou os números mais recentes de 2025: 1.516 casos notificado; 1.073 casos negativos; 426 casos positivos e 04 novos casos notificados na 34ª semana epidemiológica. Atualmente, circulam no município os sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3

Já a coordenadora de Promoção da Saúde, Aline Martins, destacou as ações educativas realizadas, como palestras, blitzes informativas, busca ativa e mutirões em bairros prioritários.

PRÓXIMOS PASSOS DO COMITÊ

A presidente do Comitê e coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, encerrou a reunião listando as propostas para os próximos meses:

Câmara Municipal apresentará relatório do uso dos materiais pedagógicos entregues;
Visita ao Ministério Público para verificar possíveis focos de dengue;
Reunião com Defesa Civil e voluntários para planejamento de novas ações;
Participação na Semana de Medicina Veterinária da AEMS
Planejamento conjunto com presidentes de bairros da UTAM;
Participação no 1º Seminário Estadual da Manga, em novembro, em parceria com a ONG Cutia do Cerrado.

Veja os dados apresentados no Comitê do mês de agosto – ACESSE AQUI

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretaria de Saúde lança programação do “Setembro Amarelo” com foco na valorização da vida

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial para debater um tema de extrema importância: saúde...

Governo de MS suplementa R$ 48,2 milhões; maior parte é destinada ao Fundo Especial de Saúde

Destinação do valor suplementado é para investimento na saúde regionalizada de MS O Governo de Mato Grosso do Sul suplementou R$ 48,2 milhões com o maior valor...

Boletim Epidemiológico: MS registra 7.928 casos confirmados de dengue

Mato Grosso do Sul já registrou 13.446 casos prováveis de Dengue, sendo 7.928 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente...