18.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

Saúde alerta do perigo das construções abandonadas

Saúde – 02/03/2013 – 10:03

Alerta é sobre existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti no interior dessas obras, proliferando em masseiras, copos de plástico e até em embalagens de marmitas

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Departamento de Vigilância e Saneamento, alerta a população quanto ao perigo da existência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, em construções abandonadas ou paralisadas.

A constatação da presença desses criadouros é das equipes das ações de enfrentamento à dengue, em andamento nos Bairros, constituídas de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias e também de um contingente de soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro.

“Esse é um perigo ameaçador, que poderá causar sérios transtornos às nossas ações de enfrentamento à dengue, resultando no aumento dos casos da doença na nossa população”, alertou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.

Segundo ele, no interior e até nos arredores próximos à maioria das construções abandonadas ou paralisadas, foi localizado enorme variedade de criadouros do mosquito em masseiras, copos e garrafas de plástico, vasos sanitários, latas de tinta, sacos de cimento e argamassa vazios, galões e tambores, até em embalagens de marmitas, deixadas nas construções.

“O pior de tudo isso é que são materiais que armazenam água e em condições totalmente favoráveis à proliferação do Aedes Aegypti”, alertou Fernando.

Conforme tem orientado a secretária de Saúde Pública de Três Lagoas, Eliane Brilhante, “só acabaremos com a dengue, se houver a participação responsável e atuante de toda a nossa população”, disse.

“Infelizmente, a grande maioria de criadouros, transmissores da dengue, está no interior das residências e quintais e também nas construções paralisadas, como foi constatado pelas nossas equipes”, observou.

“Cada um deve fazer a sua parte para conter o aumento do número de casos de dengue. É importante que, ao menos uma vez por semana, usemos um tempinho para vistoriar nossos quintais e o interior de nossas casas para eliminarmos o maior número possível de criadouros”, ressaltou Eliane Brilhante.

Novos Casos

Como consta no Boletim Epidemiológico da Dengue, relativo à 8ª semana de 2013, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância e Saneamento, foram notificados 210 novos casos, em Três Lagoas nesse período.

Com esses novos dados, a dengue em Três Lagoas apresenta o seguinte quadro de resultados acumulados em 2013: casos notificados (975), confirmados por exames laboratoriais (57) e já descartados como casos de dengue (66).

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança e pode mudar o clima em Três Lagoas nesta segunda

Instabilidades provocadas por baixa pressão e transporte de umidade aumentam a nebulosidade e elevam o risco de tempestades localizadas na região.

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...