26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro, 2025

Sargento encorajou colegas a deter fogo na Antártida

Geral – 27/02/2012 – 12:02

Vamos que vai dar, vamos que vai dar.” Era assim que o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos encorajava os colegas na tentativa de apagar o fogo que praticamente destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira na Antártida, na madrugada de sábado, informa reportagem de Sylvia Colombo, publicada na Folha desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Santos morreu, mas o servidor da Marinha Vicente de Paiva, que estava perto dele, ainda lembra das palavras do companheiro.

Sem dormir há duas noites, ele contou à Folha, no hotel onde os 44 resgatados da base foram abrigados, em Punta Arenas, Chile, que a tragédia gerou um ambiente de união entre militares, técnicos e cientistas.

“Os dois são heróis, não vão sair da minha memória.” Além de Santos, foi morto o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo. Não há previsão para os corpos serem levados para o Brasil.

O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros saiu ferido e foi internado em Punta Arenas.

Os integrantes da Estação Antártica Comandante Ferraz, entre eles pesquisadores e servidores civis da base, chegaram por volta da 1h15 de hoje à Base Aérea do Galeão, no Rio.

O avião C-130 Hércules, da FAB (Força Aérea Brasileira), decolou de Punta Arenas, no Chile, na tarde de ontem (26) e, antes de chegar ao Rio, fez escala em Pelotas (RS) para o desembarque de quatro pesquisadores.

Leia mais na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Não tem nada mais importante do que a liberdade”, diz Coronel David à Toninha Campos

Em entrevista, parlamentar defendeu a liberdade de expressão, fez críticas ao STF e destacou ações para segurança e saúde no município

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Ministra acompanhou voto do relator, Alexandre de Moraes A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar...

Programa de capacitação de servidores investe R$ 6,5 milhões e chega a todo MS

O apresentador Ratinho esteve no lançamento e elogiou a iniciativa de curso voltado para o autismo Com investimento de R$ 6,5 milhões, o governo do...