32.1 C
Três Lagoas
sábado, 14 de fevereiro, 2026

São 4 divórcios a cada mil habitantes; 2ª maior taxa do país

20/12/2013 – Atualizado em 20/12/2013

Por: Correio do Estado

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Mato Grosso do Sul tem a segunda maior taxa de divórcio do país. Com 4 divórcios para cada grupo de mil habitantes, o Estado fica atrás apenas do Distrito Federal, com 4,4%.

Houve mais divórcios entre casais com idades de 30 a 49 anos. As taxas de divórcios das mulheres são mais elevadas que as dos homens nas idades mais jovens, até 34 anos, e menores acima de 35 anos.

Desde 2010 o país registra aumento expressivo no número de divórcios. Isso ocorre devido a mudança na Constituição Federal que derrubou o prazo para se divorciar, tornando esta a forma efetiva de dissolução dos casamentos, sem a etapa prévia da separação.

Casamentos duram menos
Considerando os divórcios concedidos e sem recursos e as escrituras de divórcios realizadas em tabelionatos, constatou-se a queda no tempo médio transcorrido entre a data do casamento e a da sentença de divórcio: de 17 anos, em 2007, para 15 anos, em 2012. As novas possibilidades legais para o divórcio podem ter ajudado a formalizar situações em que já havia dissoluções informais.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Saúde alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval

Aumento da circulação de pessoas e da produção de lixo exige atenção redobrada da população para evitar criadouros do mosquito

MS inicia ano letivo para 180 mil alunos em 352 escolas da rede estadual

Ainda é possível ingressar na REE por meio do processo conhecido como “autodesignação”.

Tereza Cristina rejeita nota da federação União Progressista e diz que não representa bancada do PP

Manifestação nas redes sociais ocorre em meio a desgaste interno por apoio a ministro do STF