24.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Santa Casa faz primeira oncoplástica pelo SUS em Campo Grande

15/07/2014 – Atualizado em 15/07/2014

Dona de casa, de 53 anos, passou por cirurgia na última semana.Procedimento é indicado para retirada de tumor ou de toda a mama.

Por: G1 / TV Morena

A oncoplástica, conjunto de técnicas cirúrgicas indicado para mulheres com câncer que precisam retirar a mama, pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais de Mato Grosso do Sul. O procedimento começou a ser realizado na Santa Casa de Campo Grande neste mês.

No procedimento, a reconstrução do seio pode ser feita no momento da retirada do tumor, desde que a paciente apresente condições clínicas favoráveis. Uma equipe multidisciplinar do hospital foi treinada para o procedimento.

A dona de casa Eva Leite, de 53 anos, teve câncer de mama. Ela recebeu o diagnóstico após uma mamografia de rotina. Por causa do tumor, a paciente teve parte do seio esquerdo retirado e foi submetida à oncoplástica. A cirurgia dela, realizada na última semana, foi a primeira pelo SUS na Santa Casa de Campo Grande. Ela ficou dois dias internada e, agora, se recupera em casa.

De acordo com o mastologista Victor Oliveira, a técnica é indicada, principalmente, para a retirada de tumores grandes e até mesmo para casos de retirada total da mama.

O procedimento já é realizado em hospitais particulares de Mato Grosso do Sul e o custo pode chegar a R$ 100 mil. Além da Santa Casa, a cirurgia é realizada em outros dois hospitais de Campo Grande, o Hospital Regional e Hospital de Câncer Alfredo Abrão.

De acordo com dados do SUS, foram realizadas 156 cirurgias de câncer de mama neste ano no estado. Em 2013, foram 368 procedimentos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...