32.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Sancionada lei que regulamenta agências de turismo

17/05/2014 – Atualizado em 17/05/2014

Planejamento e organização de viagens turísticas e de roteiros e itinerários serão atividades privativas das agências

Por: MS Record

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, na última quinta-feira (15), a lei que regulamenta as atividades das agências de turismo. O projeto de Lei havia sido aprovado no Senado Federal no dia 22 de abril, data em que é comemorado o Dia dos Agentes de Viagem. A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).

De acordo com o texto, é privativo das Agências de Turismo o exercício de atividades como a venda comissionada ou intermediação remunerada na comercialização de passagens, passeios, viagens e excursões, nas modalidades aérea, aquaviária, terrestre, ferroviária e conjugadas.

Ela também será a responsável pelo assessoramento, planejamento e organização de atividades associadas à execução de viagens turísticas ou excursões e organização de programas, serviços, roteiros e itinerários de viagens, individuais ou em grupo, e intermediação remunerada na sua execução e comercialização. Organização de programas e serviços relativos a viagens educacionais ou culturais e intermediação remunerada na sua execução e comercialização também será uma atividade privativa da agência de turismo.

A regulamentação também autoriza a agência de turismo, caso seja de interesse da empresa, a prestar serviços como a obtenção e legalização de documentos para viajantes, desembaraço de bagagens nas viagens e excursões de seus clientes, intermediação remunerada de serviços de carga aérea e terrestre, venda de livros, revistas e outros artigos destinados a viajantes, entre outros.

Uma das determinações da lei é que as agências de turismo sempre informem para seus clientes o preço total do serviço, as condições de pagamento e, se for o caso, as de financiamento. Além das condições para alteração, cancelamento e reembolso do pagamento dos serviços. Os nomes das empresas e empreendimentos participantes da viagem ou excursão também deverão ser informados para os consumidores.

A nova lei traz, ainda, a agência de turismo como a responsável direta pelos atos de seus prepostos, inclusive os praticados por terceiros por ela contratados ou autorizados, se ao contrário não dispuser a legislação vigente.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Estimativa para o PIB é 2,21% este ano A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a...

Três Lagoas inicia busca ativa de vacinação contra o sarampo e convoca famílias para proteger crianças

Iniciou nesta segunda-feira, 18 de agosto, a campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...

APAS Três Lagoas empata em jogo emocionante na abertura do Estadual de Futsal

Após uma década longe da principal competição da modalidade, Três Lagoas voltou a disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futsal Masculino 2025, que teve início...