21.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Saída da Grécia da zona do euro seria um desastre, diz Barroso

Geral – 05/03/2012 – 21:03

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, considerou que a saída da Grécia da zona do euro seria “um desastre” para o povo grego e, além disso, poderia ter um efeito dominó, em uma entrevista que o jornal austríaco Die Presse publicará na terça-feira.

“Para a população grega, seria um desastre. Sabemos o que significou para as populações dos países da América do Sul, quando declararam falência”, explicou Barroso.

“Além disso, seria a primeira vez que seríamos confrontados por uma quebra de consequências graves em um país membro de uma união monetária, o que também teria efeitos sobre outros países membros da zona do euro, provocaria um efeito dominó”, acrescentou.

“É provável que fossemos obrigados a aumentar as ajudas concedidas a outros países da zona do euro, se a Grécia acabasse saindo” da zona, considerou, apesar de ter dito que confia na capacidade de Atenas para superar a crise.

O presidente da Comissão não vê alternativa alguma “para os enormes esforços de economia. Vemos, claro, que os programas de austeridade levam a uma recessão”. Mas, segundo ele, são úteis para que a Grécia recupere “uma nova competitividade”.

“Uma quebra nos levaria a uma piora do clima para os investimentos. Então não haveria crescimento, nem recuperação”, acrescentou.

Barroso, em visita nesta segunda e na terça-feira a Viena, se pronunciou a favor de um reforço da integração europeia. “O trem deve tomar a direção de maior integração política, para se precaver da globalização”.

Ele considerou, por fim, que a União Europea necessita de uma “europeianização” das políticas nacionais e não de uma nacionalização das políticas europeias.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Não tem nada mais importante do que a liberdade”, diz Coronel David à Toninha Campos

Em entrevista, parlamentar defendeu a liberdade de expressão, fez críticas ao STF e destacou ações para segurança e saúde no município

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Ministra acompanhou voto do relator, Alexandre de Moraes A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (11) maioria de votos para condenar...

Programa de capacitação de servidores investe R$ 6,5 milhões e chega a todo MS

O apresentador Ratinho esteve no lançamento e elogiou a iniciativa de curso voltado para o autismo Com investimento de R$ 6,5 milhões, o governo do...