Geral – 03/02/2012 – 08:02
Celebridades que escolhem um estilo de vida que envolve a causa ou apenas a dieta vegetariana ainda são vistas como excêntricas, mas há diversas vantagens em adotar uma alimentação sem carne. A nutricionista clínica especialista em nutrição vegetariana, Ana Ceregatti, explicou algumas dessas vantagens. A partir disso, elaboramos uma lista com cinco motivos bacanas caso você queira seguir o exemplo de gente como Fernanda Lima, Paul McCartney e Richard Gere e mudar o seu estilo de vida.
Ana esclareceu a questão da anemia, que costuma preocupar quem pensa em ser vegetariano: “Fazendo as combinações corretas de vegetais, você consegue suprir os níveis de proteína e ferro necessários”. Ela complementou dizendo que a única vitamina proveniente exclusivamente de fonte animal é a B12, importante para a formação das células do sangue (que carregam oxigênio pelo organismo) e para o sistema nervoso. Contudo a nutricionista observou que mesmo pessoas sem restrições alimentares podem ter problema de assimilação dessa vitamina.
Quando alguém opta por uma dieta vegetariana, conta, avalia-se o estoque de B12, pois a pessoa pode já ter deficiência. “Monitoramos uma vez por ano pra ver a velocidade de queda no índice ou, se necessário, de imediato fazemos uma suplementação mínima pra manter esse estoque”, explica a especialista.
- Vida mais saudável
Vegetarianos são comprovadamente pessoas que adotam estilos de vida mais regrados, segundo a nutricionista Ana Ceregatti. Há índices maiores de prática de exercício físico, menor número de fumantes e, por conta das restrições alimentares, a dieta já é naturalmente mais balanceada.
- Corpo mais bonito
Vegetarianos que seguem uma dieta têm menor Índice de Massa Corpórea menor, diz a nutricionista. Ou seja, são mais magros. E o emagrecimento não é bom apenas por questões estéticas. Com menos peso, há menos chance de o indivíduo sofrer com doenças ligadas à obesidade como diabetes, colesterol alto, diabetes e hipertensão.
- Funcionalidade do corpo
“O intestino funciona absurdamente melhor”, afirma a nutricionista. Com mais fibras entrando no corpo e sem a carne – alimento de difícil digestão -, o funcionamento do sistema digestivo melhora, diminuindo esse problema. Há também estudos que mostram a diminuição de casos de problemas renais, pedra na vesícula e, inclusive, câncer no intestino.
- Como verde, sou mais verde
Se menos pessoas no mundo consumissem carne vermelha, os rebanhos de gado seriam menores e, consequentemente, a sua contribuição na emissão de gases nocivos à camada de ozônio também seria reduzida.
- A causa
Há muitas regras para a criação de animais para abate, mas também há quem diga que nem essa forma exime o sujeito que come carne de estar contribuindo para assassinatos em massa. O segundo álbum da banda The Smiths, por exemplo, se chama Meat is Murder (“Carne é Assassinato”) e há outros grandes artistas que já falaram sobre a causa em suas músicas. Você concordando ou não, sendo vegetariano, não corre o risco de contribuir para a morte de animais seja da forma que for.
Fonte: Terra


