31.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro, 2025

Saiba como funciona a biometria nas eleições 2022

Identificação biométrica foi utilizada pela 1ª vez em 2008

Cerca de 120 milhões de eleitores, número equivalente a 75% do eleitorado, foram identificados no primeiro turno das eleições pela biometria. 

Apesar de ser utilizada desde 2008, a identificação biométrica virou polêmica nas eleições deste ano, após falhas na identificação e o trabalho de coleta das digitais que não tinham sido cadastradas anteriormente.

As medidas causaram filas e demora na conclusão da votação. Eleitores relataram ter ficado cerca de três horas na fila. 

Com esse tipo de sistema, ao chegar à seção de votação, o eleitor apresenta documento com foto, título de eleitor ou o aplicativo e-Título para quem já tem biometria cadastrada. Em seguida, coloca a digital no aparelho que faz o reconhecimento, sendo liberado para votação na urna eletrônica. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, antes do uso da biometria, a identificação dos eleitores dependia exclusivamente do trabalho dos mesários que, por se tratar de intervenção humana, poderia ocasionar erros e fraudes na votação.

A identificação biométrica foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais de 2008, nos municípios de São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO). Em seguida, nas eleições gerais de 2010, a biometria passou a ser utilizada em mais 57 municípios, e cerca de 1,1 milhão de eleitores ficaram aptos a votar dessa forma.

Nas eleições de 2014, os eleitores com biometria passaram de 21 milhões. Em 2018, o número passou para 85 milhões, chegando a cerca de 120 milhões em 2020. 

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é ter 100% do eleitorado reconhecido pela digital nas eleições de 2026.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

2ºBPM realiza confraternização em Três Lagoas e momento emocionante marca evento

Solenidade reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, e contou com um pedido de casamento surpresa feito por sargento do GETAM, emocionando os presentes.

“Churrasco na Construção” faz homenagem aos trabalhadores da construção civil em Três Lagoas

Ação especial da Caçula FM idealizada pelo radialista Daniel Santos, o "Cowboy da Caçula" reuniu profissionais do setor em um momento de confraternização e alegria.

Inscrições para processo seletivo seguem até 29 de dezembro

O processo seletivo visa à contratação de profissionais por tempo determinado a fim de atender necessidade temporária de interesse público.