16.3 C
Três Lagoas
sábado, 26 de julho, 2025

Rússia diz que estuda bloqueio à carne brasileira após caso de vaca louca

Economia – 11/12/2012 – 12:12

A Rússia, principal destino da carne bovina “in natura” do Brasil, disse que estuda suspender a importação do produto depois da confirmação do primeiro caso de vaca louca no país.

“Nós estamos analisando”, afirmou Alexei Alekseenko, porta-voz do órgão de fiscalização de saúde animal, sem dar mais detalhes.

Governo abre ofensiva para explicar caso de vaca louca e evitar restrição à carne brasileira

Se confirmada, a suspensão terá um impacto significativo para o setor.

A Rússia foi responsável por 27% das vendas externas de carne bovina “in natura” do Brasil de janeiro a setembro. No mês passado, o país suspendeu o embargo às exportações de carnes dos Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Mato Grosso.

O Brasil respondeu por 43% da carne bovina importada pela Rússia nos nove primeiros meses deste ano.

Na semana passada, o Japão anunciou a suspensão da importação de carne processada do Brasil, após a confirmação da presença da proteína do agente causador da doença da vaca louca em um animal em Sertanópolis (PR).

Como o animal não morreu em decorrência do mal da vaca louca, o caso foi chamado de “não clássico” pelo Ministério da Agricultura.

O Japão não é grande importador de carne do Brasil. No ano passado, foram 1.400 toneladas -0,3% da compra do país asiático.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conheça os diferencias estratégicos da nova tecnologia que veio para revolucionar o mercado florestal

A Forestoken, canalizando os 50 anos de expertise do Grupo Index, desenvolveu o EyeForest 2.0, um inovador ecossistema digital multimodal. Esta plataforma inédita no mercado brasileiro integra...

Três Lagoas projeta crescimento de 8% e fixa diretrizes para gastos públicos em 2026

Em sessão antes de recesso, vereadores aprovam a Lei de Diretrizes Orçamentárias com prioridades para saúde, educação, infraestrutura, assistência social e geração de empregos.

Polícia Civil de Três Lagoas incinera mais de 700 kg de drogas em operação

Ação contou com apoio do Ministério Público e da Vigilância Sanitária e destruiu entorpecentes apreendidos em diversos procedimentos policiais.