24.5 C
Três Lagoas
domingo, 18 de maio, 2025

Rússia diz que estuda bloqueio à carne brasileira após caso de vaca louca

Economia – 11/12/2012 – 12:12

A Rússia, principal destino da carne bovina “in natura” do Brasil, disse que estuda suspender a importação do produto depois da confirmação do primeiro caso de vaca louca no país.

“Nós estamos analisando”, afirmou Alexei Alekseenko, porta-voz do órgão de fiscalização de saúde animal, sem dar mais detalhes.

Governo abre ofensiva para explicar caso de vaca louca e evitar restrição à carne brasileira

Se confirmada, a suspensão terá um impacto significativo para o setor.

A Rússia foi responsável por 27% das vendas externas de carne bovina “in natura” do Brasil de janeiro a setembro. No mês passado, o país suspendeu o embargo às exportações de carnes dos Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Mato Grosso.

O Brasil respondeu por 43% da carne bovina importada pela Rússia nos nove primeiros meses deste ano.

Na semana passada, o Japão anunciou a suspensão da importação de carne processada do Brasil, após a confirmação da presença da proteína do agente causador da doença da vaca louca em um animal em Sertanópolis (PR).

Como o animal não morreu em decorrência do mal da vaca louca, o caso foi chamado de “não clássico” pelo Ministério da Agricultura.

O Japão não é grande importador de carne do Brasil. No ano passado, foram 1.400 toneladas -0,3% da compra do país asiático.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Anastácio apresenta demandas por saúde e infraestrutura ao Governo de MS

O município de Anastácio levou ao governador Eduardo Riedel, nesta sexta-feira (16), uma série de solicitações voltadas à melhoria da saúde pública e da...

Condenado por oferecer drogas e álcool a adolescentes é preso em Três Lagoas

Homem de 29 anos foi localizado pela Polícia Civil após sentença definitiva por crime ocorrido em 2022.

Caminhão tomba e atinge guard-rail na BR 262 em Três Lagoas

Veículo transportava máquinas quando saiu da pista e colidiu com a proteção lateral, onde trecho é alvo de recorrentes acidentes.