37.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025

Rússia diz que estuda bloqueio à carne brasileira após caso de vaca louca

Economia – 11/12/2012 – 12:12

A Rússia, principal destino da carne bovina “in natura” do Brasil, disse que estuda suspender a importação do produto depois da confirmação do primeiro caso de vaca louca no país.

“Nós estamos analisando”, afirmou Alexei Alekseenko, porta-voz do órgão de fiscalização de saúde animal, sem dar mais detalhes.

Governo abre ofensiva para explicar caso de vaca louca e evitar restrição à carne brasileira

Se confirmada, a suspensão terá um impacto significativo para o setor.

A Rússia foi responsável por 27% das vendas externas de carne bovina “in natura” do Brasil de janeiro a setembro. No mês passado, o país suspendeu o embargo às exportações de carnes dos Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Mato Grosso.

O Brasil respondeu por 43% da carne bovina importada pela Rússia nos nove primeiros meses deste ano.

Na semana passada, o Japão anunciou a suspensão da importação de carne processada do Brasil, após a confirmação da presença da proteína do agente causador da doença da vaca louca em um animal em Sertanópolis (PR).

Como o animal não morreu em decorrência do mal da vaca louca, o caso foi chamado de “não clássico” pelo Ministério da Agricultura.

O Japão não é grande importador de carne do Brasil. No ano passado, foram 1.400 toneladas -0,3% da compra do país asiático.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Retrospectiva 2025: Prefeitura de Três Lagoas consolida avanços e amplia investimentos para a população

Ano foi marcado por obras, melhorias nos serviços públicos, fortalecimento social e ações voltadas ao desenvolvimento do município

Suzano abre vagas de emprego em quatro municípios de Mato Grosso do Sul

Processos seletivos oferecem oportunidades efetivas, inclusive para PcD, com inscrições gratuitas até o fim de janeiro A Suzano, uma das maiores empresas do setor de...

Anvisa alerta para riscos de bebidas clandestinas e reforça cuidados no Ano Novo

Agência orienta consumidores a verificar procedência, rótulo e lacre de segurança para evitar intoxicações, principalmente por metanol Com a proximidade das festas de réveillon, a...