Economia – 04/03/2013 – 15:03
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) reclamou das deficiências da infraestrutura logística brasileira durante discurso proferido no Plenário do Senado nesta segunda-feira (04/03).
“Estradas, ferrovias, hidrovias, portos, enfim, todo o sistema que poderia dar sustentabilidade ao setor produtivo, atravessa graves deficiências. A nossa infraestrutura segue em descompasso com o ritmo de nossa produção agropecuária”, lamentou.
Segundo ele, os números oficiais mostram que o agronegócio brasileiro é extremamente eficiente. Estimativa do IBGE afirma que a produção de 2013 será de 183,3 milhões de toneladas, 13,1 % superior à obtida em 2012.
No entanto, para Figueiró, “estamos produzindo mais só que mais caro. Faltam estradas, faltam trilhos e o nosso setor portuário está no gargalo”, disse ao afirmar que os investimentos públicos estão “extremamente atrasados”.
“Causa pasmo o crescente descontrole de nossa economia, com aumento da inflação, com o PIB modestíssimo de 0,9%, com contabilidade maquiada, e, mais grave, com sinais de alertas sobre a baixa geração de empregos”, afirmou o parlamentar pelo Mato Grosso do Sul.
O senador tucano ainda disse que a política econômica não tem um eixo, nem consistência e que o Ministro Guido Mantega vem perdendo a credibilidade, “pois vende um otimismo desmentido diariamente pela realidade”.
“O mais curioso é que quando a agenda prioritária deveria ser o ajuste da economia, a votação do Orçamento Geral da União e a liberação de recursos para investimentos, o próprio Governo coloca na pauta o processo sucessório, misturando alhos com bugalhos, o que leva a crer que 2013 será um ano muito tenso e conflitante”, constatou Ruben Figueiró.
Fonte: Assessoria de Comunicação