Evento reuniu empresários, lideranças e autoridades locais para fortalecer parcerias e fomentar investimentos diante da chegada de grande indústria de celulose
A cidade de Bataguassu começa a vivenciar uma nova fase de transformação econômica com a expectativa da instalação de uma das maiores indústrias de celulose do Brasil. Inserida nesse contexto, foi realizada nesta terça-feira (15) a Rodada de Negócios, iniciativa promovida pela MS Florestal, em parceria com a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURD), e com o apoio do Sebrae/MS.
O evento teve como objetivo principal conectar pequenos e médios empreendedores da região com potenciais compradores e investidores, estimulando o relacionamento comercial e ampliando as oportunidades de negócios nos municípios do entorno.
Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Cleyton Rodrigo, representando a prefeita Wanderleia Caravina; o deputado estadual Pedro Caravina; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Maria Elenir; a secretária de Infraestrutura, Eliane Oliveira; além de representantes do Sebrae/MS, equipe técnica da Prefeitura, colaboradores da MS Florestal e lideranças empresariais regionais.
De acordo com o gerente de Relações Institucionais da MS Florestal, Bruno Madalena, o evento é parte de um esforço para consolidar conexões entre os setores produtivos e promover o crescimento sustentável.
“A Rodada de Negócios tem o propósito de criar conexões reais, ampliar o diálogo e impulsionar o desenvolvimento regional. Agradecemos à gestão municipal pela receptividade e parceria nesta construção conjunta por mais oportunidades, e ao deputado Caravina pelo incentivo e apoio interestadual”, destacou.
Durante sua fala, o deputado Pedro Caravina enfatizou a importância da união entre os setores público e privado para garantir um crescimento equilibrado, com foco na qualidade de vida da população.
“Alterações legislativas vêm sendo realizadas para oferecer um melhor controle de investimentos. Os setores precisam estar alinhados para que alcancem juntos um eficiente desenvolvimento urbano, econômico e social. Todos têm muito a ganhar com organização, parceria e planejamento”, afirmou o parlamentar.
Caravina ainda lembrou que Bataguassu integra o chamado “Vale da Celulose”, região reconhecida por uma lei de sua autoria, que visa ampliar a visibilidade e o suporte aos municípios impactados pela cadeia produtiva da celulose — tanto na instalação de fábricas quanto no plantio de eucalipto. A legislação prevê o direcionamento de políticas públicas para sustentar esse novo ciclo de desenvolvimento.