30.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Riscos do uso excessivo de descongestionantes nasais preocupam especialistas

Descongestionantes nasais, usados para aliviar a sensação de entupimento causada por alergias ou resfriados, podem se tornar grandes vilões se usados em excesso e sem prescrição médica, alertam especialistas. Esses medicamentos, que fecham os vasos sanguíneos do nariz, melhoram momentaneamente a respiração, mas causam danos significativos à mucosa nasal e outros efeitos sistêmicos.

A otorrinolaringologista Marcela Suman explica que o uso contínuo de substâncias como oximetazolina e nafazolina pode causar perda de função da mucosa nasal, tornando-a rugosa e incapaz de aquecer, filtrar e umidificar o ar adequadamente. Isso pode levar ao desenvolvimento de rinite medicamentosa e a um ciclo de dependência.

Além dos danos nasais, os descongestionantes nasais afetam o sistema nervoso, podendo causar taquicardia, aumento da pressão arterial, insônia e, em casos graves, arritmias malignas e morte súbita.

Marcela ressalta a importância de usar esses medicamentos com cuidado, por no máximo cinco a sete dias, e sempre com prescrição médica. Em casos de vício, ela recomenda diluir gradualmente o medicamento com soro fisiológico e buscar tratamento adequado.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples

Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais

Folião deve estar atento principalmente em aplicativos de encontros

Estudo mostra impacto de vídeos curtos no desenvolvimento infantil

Pesquisadoras alertam para comportamento de dependência