Geral – 13/04/2013 – 15:04
Falta de água atinge 80% da cidade por causa de dano ambiental
A Prefeitura de Barbacena deve decretar estado de calamidade neste sábado (13) para tentar conter a contaminação de combustível no rio das Mortes, que abastece a cidade. Parcialmente sem água há dois dias, o município, com cerca de 130 mil habitantes, vai desviar o curso do rio para tentar evitar uma “seca” na cidade.
A informação foi confirmada pelo prefeito Antônio Carlos Andrada (PSDB). Como o afluente foi contaminado em um trecho acidentado e próximo à estação de tratamento, fatalmente o material obrigaria a adutora a ficar fechada durante cerca de 20 dias, até a conclusão da drenagem.
— Vamos assinar o decreto para agilizar o processo. Vamos mudar o curso do rio, senão a cidade entra em colapso, já que a drenagem demoraria muito. A solução vai ser afastar o rio da área contaminada, fazer uma curva para que o vazamento que atingiu o lençol freático não se expanda.
As obras devem começar ainda hoje.
— Entramos em contato com a Transpetro para fornecer o maquinário e devemos começar o mais rápido possível, senão o caos se instala. Amanhã [hoje] mais 12 caminhões-pipa [oito já estão na cidade] devem ajudar a abastecer serviços prioritários, como hospitais, escolas e o comércio.
Fonte: Portal R7