Um levantamento feito pela Coalize, empresa de RH, divulgado no mês passado, indicou que a cidade sul-mato-grossense formalizou 16.725 contratações.
Os dados impressionam principalmente quando comparados com o número de habitantes do município, segundo o IBGE: 23.150.
Esse contexto é suficiente para colocar a cidade no topo das que mais geraram empregos no Brasil, em 2023, e na terceira colocação quando se considera a proporcionalidade entre contratações e número de habitantes.
Impulsionadas pela construção da fábrica da Suzano, as vagas ocupadas são, principalmente, na área de infraestrutura, terraplanagem e demolição.
Comendador Gomes (MG), Rio Paranaíba (MG), Ribas do Rio Pardo (MS), Holambra (SP) e Borá (SP) são as cinco cidades com menos de 100 mil moradores que mais contrataram pessoas em regime CLT durante o ano de 2023.
1. Comendador Gomes (MG)
A pacata cidade de Comendador Gomes, com 2.773 habitantes, lidera o ranking dos municípios brasileiros com menos de 100 mil moradores que mais geraram empregos em 2023. No total, foram 2.622 contratações no ano por lá! O destaque vai para o setor da agroindústria, que emprega boa parte da população no cultivo de laranjas e na criação bovina.
2. Rio Paranaíba (MG)
Com 14.532 moradores, a cidade mineira de Rio Paranaíba ocupa o segundo lugar do pódio entre municípios brasileiros com menos de 100 mil habitantes que mais geraram empregos em 2023. No total, foram 11.020 admissões no ano, principalmente na agroindústria, com destaque para as lavouras temporárias.
3. Ribas do Rio Pardo (MS)
A cidade sul-matogrossense de Ribas do Rio Pardo possui 23.150 habitantes e gerou, no ano de 2023, 16.725 novos empregos de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Boa parte da economia do local gira em torno de serviços de infraestrutura e de demolição e preparação de terrenos.
4. Holambra (SP)
O município de Holambra possui 15.119 moradores e figura como a quarta cidade abaixo de 100 mil habitantes que mais gerou empregos em 2023, com um total de 8.350 novas contratações. O destaque na economia fica por conta dos serviços de bufê, lavouras temporárias e hortifloricultura.
5. Borá (SP)
Com apenas 907 moradores, a pequena cidade de Borá, também no estado paulista, é a última que ganha destaque pelo alto número gerado em empregos em 2023 – dentro do ranking composto por municípios de até 100 mil habitantes.
Foram 466 novos trabalhos, o equivalente a mais da metade da população em admissões! O maior destaque ficou por conta dos serviços de bufê e de estruturas metálicas.