Geral – 22/03/2012 – 14:03
Situado na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, a 93 Km da capital do Estado, Ribas do Rio Pardo apresenta como fator favorável a ligação asfáltica de boa qualidade com Campo Grande e com a região do Bolsão. É hoje uma das principais passagens de escoamento da produção estadual para o porto de Santos por rodovia e ferrovia.
“Pela localização centralizada e extensão territorial, o agronegócio tem se destacado no município, com atividades florestais, siderurgia e potencial de geração de energia a partir da cadeia da madeira”, destacou o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro durante solenidade do Prolocal – Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico de MS, realizada ontem (21) a partir das 19 horas, na Câmara Municipal.
Com a presença de 50 pessoas, entre autoridades políticas, lideranças de entidades e população, o Sebrae fez a apresentação do resultado da primeira etapa do projeto, que teve início na cidade há nove meses. Foram apresentados o mapa de oportunidades, com os setores propícios para investir; o relatório de desburocratização, que visa melhorar o processo de abertura de empresa na cidade e o plano de ação das atividades realizadas pelo Sebrae nos próximos dois anos e meio.
A proposta do projeto, segundo o diretor Tito, é orientar e impulsionar o desenvolvimento territorial da cidade. De acordo com o mapeamento, a pecuária representa o fator de maior atratividade de negócios, ao lado do de florestas plantadas, que tem apresentado crescimento significativo, com mais de 70 mil hectares de eucalipto e pinus. “São mais de 10 serrarias que desdobram madeira, uma delas com siderurgia e outras com tecnologia de florestas plantadas”, ressalta o prefeito Roberson Luis Moreira.
A agropecuária também é o setor econômico que apresenta maior destaque em movimentação financeira, seguido por comércio e serviços. “Temos o tipo de solo, a facilidade de produção, pelas boas condições climáticas e de disponibilidade de água, que tornam a pecuária e as florestas plantadas atividades fortes na região”, diz.
Oportunidades
A agricultura familiar vislumbra crescimento, são quatro assentamentos na cidade com cerca de 400 famílias, de acordo com dados da Prefeitura. Segundo o presidente da Associação de Agricultores Familiares de Ribas do Rio Pardo, Pedro Luiz de Lima, mais de 50 famílias são associadas à entidade, entretanto, a produção ainda é pequena para atender ao município. “Estamos incentivando a diversificação, hoje apenas 5% da merenda escolar é fornecida pelos agricultores da região, pretendemos chegar a pelo menos 30%”, explica.
Através do Prolocal, o grupo tem participado de cursos para melhorar a produção. “Está sendo melhor o acesso à informação. Já fizemos curso de economia, gestão, plantio, para ter qualidade e variedade”, conclui Luiz.
O fomento ao turismo rural é outra atividade potencial ao município cujos córregos, represas e rios atraem visitantes. A cadeia produtiva deve ser sustentada pelas demais atividades de atendimento ao turista, como restaurantes e sorveterias com culinária típica, venda de doces e embutidos, hotéis e pousadas urbanas e rurais, com receptivos para turistas e negócios, entre outros.
Como oportunidade para quem pretende investir na abertura de um negócio na cidade são também opções promissoras os empreendimentos de marcenaria, carpintaria e móveis, empresas com especialização em eucalipto e entreposto de mel. Há ainda necessidade de serviços de reparação automotiva qualificado e moderno, assistência técnica em internet, manutenção em máquinas de elevada tecnologia na área florestal, e outras.
Lei Geral
Desde que o Prolocal teve início na cidade, houve um crescimento de mais de 100% na formalização de empreendedores individuais, segundo dados da secretaria municipal de desenvolvimento. Dados da RAIS (2010) apontam que as 1.263 empresas existentes em Ribas geram 5.287 empregos. Os setores de comércio e serviços e agropecuário absorvem 43% dos trabalhadores registrados.
Com a regulamentação da Lei Geral, outro trabalho que tem sido incentivado na cidade é o acesso às compras governamentais. “Com a lei pode parecer que os municípios perdem imposto, mas na verdade melhora e muito o desenvolvimento da cidade, na medida em que reduz a burocracia e carga tributária para o empreendedor”, avalia o perfeito.
Cronograma – Ainda este mês, o Sebrae lança o mapa de oportunidades e o plano de ações na cidade Rio Negro, no dia 30 de março. Os lançamentos serão realizados em todos os 21 municípios participantes do Prolocal. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.prolocal.ms.sebrae.com.br
Fonte: Ms Notícias