19.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de setembro, 2025

Revisão do FGTS vai pagar média de R$ 10 mil para cada trabalhador; saiba quem tem direito

revisão do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não é um assunto muito conhecido pelos brasileiros, mas pode render um bom dinheiro extra. Trata-se de retirar a taxa referencial de correção mensal do fundo, pois ela não acompanha a inflação.

Para isso, é necessário ingressar com ação na Justiçavisando a aplicação de outra taxa como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação.

Essa substituição pode garantir cerca de R$ 10 mil por trabalhador que teve FGTS depositado de 1999 até hoje, mesmo que o valor tenha sido sacado, ainda assim há o direito de revisão.

Esse valor é uma estimativa feita pela startup LOIT, mas pode variar conforme o tempo de trabalho e o salário recebido – que interfere nos valores mensais depositados na conta. Para você ter uma ideia acesse http://fgts.loitlegal.com.br e faça o cálculo gratuito.

O extrato pode ser solicitado pelo aplicativo Caixa FGTS.

À espera do STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá decidir uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) de 2014 que pede a troca do índice de correção monetária para as contas vinculadas ao FGTS. O julgamento estava marcado para 13 de maio deste ano, mas acabou sendo adiado pelos ministros sem uma nova data para voltar a discutir o assunto.

Como solicitar a revisão do FGTS?

O pedido de revisão pode ser feita via advogado, Defensoria Pública da União ou ação coletiva com o sindicato da categoria. Na última situação será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Extrato do FGTS.

Os advogados responsáveis irão representar o trabalhador judicialmente e fazer os cálculos exatospara saber qual será o acréscimo que deve ser concedido. Com a Defensoria Pública o trabalhador não precisará pagar nenhum serviço.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...