04/03/2014 – Atualizado em 04/03/2014
Vinicius Romão, de 26 anos, passou 16 dias na cadeia injustamente
Por: R7
Uma sequência de erros lamentáveis ou preconceito? Nesta semana, o ator Vinicius Romão, de 26 anos, saiu da cadeia após ficar preso injustamente durante 16 dias, suspeito de cometer um assalto.
Enquanto passava por um ponto de ônibus no Rio de Janeiro, Vinícius – que é vendedor, mas também faz trabalhos como ator –, foi reconhecido pela vítima do assalto, uma copeira, mãe de dois filhos, que cravou: era ele o ladrão. Amigos e familiares não acreditaram na acusação e se mobilizaram. Pelas redes sociais, insistiram que o rapaz havia sido preso por ser negro.
Na última terça-feira (25), contudo, o caso teve uma reviravolta. A copeira voltou à delegacia e afirmou que confundiu Vinícius com o assaltante. Mais do que isso, fez revelação surpreendente: na hora do reconhecimento, não conseguia enxergar porque estava sem óculos.
Para o advogado criminalista José Carlos Tortima, houve diversas falhas por parte da polícia. Ele chama a atenção para um detalhe importante: nenhum pertence da vítima foi encontrado com Vinicius.
— Mesmo com o reconhecimento, não poderia rigorosamente haver o flagrante porque ele não tinha o objeto. Ele não foi visto praticando o crime. Não havia a certeza visual do crime. Logo, ele só poderia ser preso em flagrante se circunstâncias muitos fortes levassem a crer que aquilo era certo.
