Geral – 01/02/2012 – 17:02
Desde as 14h30min de hoje (01) acontece uma reunião no salão de convenções do Hotel Mediterrâneo de discussão e tentativa de solução da pauta de reivindicações dos funcionários em greve da empresa Eldorado.
Representantes do Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e representantes da empresa Eldorado e de seus contratados estão em negociação com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Três Lagoas, da Força Sindical Regional MS e de uma comissão dos trabalhadores em greve para tentar resolver a situação de paralisação.
Em mais de uma hora e meia, a conversa apenas solucionou uma das pautas de exigências dos trabalhadores, que consiste na obrigatoriedade de fornecimento de chave de conectividade em holerite para consulta de depósito de FGTS por parte do trabalhador. Segundo a reivindicação, quando o empregado realizava a consulta na Caixa Econômica Federal, o depósito não estaria constando no extrato. Ficou definido que apartir do holerite referente ao mês de ferereiro a chave será impresa no papel para que o trabalhador possa consultar o extrato na íntegra.
Segundo a fiscalização, o fato ocorria devido as sedes das empresas serem em outros estados, não existir a conectividade entre as agências, ou seja, dos caixas eletrônicos da agência da CEF de Três Lagoas com os caixas de estados de origem do depósito. Com o código da chave de conectividade em mãos, os trabalhadores poderão fazer a consulta de forma íntegra e assim verificar se o depósito do FGTS vem sendo feito regularmente ou não.
A reunião prossegue, mas a demora na discussão e solução de cada pauta dá a conotação de que as negociações poderão terminar somente no início da noite.
Fonte: Celso Daniel / Celso Daniel


