Reitor disse que não vai liberar retorno sem segurança e que cada caso será avaliado
05/05/2020 08h38
Por: Mirela Coelho com informações do Correio do Estado
MATO GROSSO DO SUL – Nesta segunda-feira (4), o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, se reuniu com todos os diretores das faculdades, institutos, escolas e campus da instituição para discutirem sobre o retorno das aulas presenciais. Porém, Turine foi enfático, “Sem segurança, não tem retorno presencial”.
A previsão inicial era de que as atividades fossem retomadas a partir do dia 18, mas no encontro ficou decidido que não haverá uma data única.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o Plano Local de Biossegurança vai analisar o cenário de cada local e de cada curso para uma “eventual volta, no momento mais adequado”.
Turine destacou que esse retorno ainda é incerto e disse que a UFMS precisa estar preparada para essa nova realidade.
Cada cidade que tem um campus da instituição adotou regras sanitárias diferentes e tem situações peculiares diante da Covid-19, algumas sequer têm casos confirmados.
Isso será levado em consideração antes de decretar o retorno dos estudantes e servidores que cumprem jornada em casa atualmente.
A recomendação é que a direção converse com os coordenadores de curso, professores, técnicos-administrativos e estudantes, esclarecendo as dúvidas. Cada espaço da UFMS será organizado para receber materiais adequados para atender às recomendações de saúde.
