24 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Resolução da Anvisa obriga UTI´s a ampliar quadro de fisioterapeutas

Saúde – 01/03/2013 – 13:03

Já está em vigor, desde o último dia 24 de fevereiro de 2013, a íntegra da RDC nº 07/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A norma traz parâmetros tanto para a estrutura, organização e processos de trabalho quanto para a obtenção e monitoramento de indicadores de saúde que retratem o perfil assistencial da unidade.

Publicada em 24 de fevereiro de 2010, a resolução estabeleceu, a princípio, um prazo de 180 dias para que os estabelecimentos promovessem as adequações necessárias para o cumprimento da mesma. No entanto, para alguns artigos específicos (principalmente relacionados aos recursos humanos e materiais) esse prazo foi estendido para três anos. Dessa forma, a partir de agora, todas as exigências contidas na resolução deverão ser seguidas na íntegra pelas UTIs do país.

“A resolução torna obrigatória a presença de no mínimo um fisioterapeuta para cada dez leitos em um total de 18h diárias e vêm atender uma necessidade de assistência à saúde de usuários da alta complexidade, pois faz com que seja necessária uma equipe de fisioterapia coordenada por fisioterapeuta especialista em terapia intensiva”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO – 13), Carlos Alberto Eloy Tavares.

Para Tavares, a RDC 7 mostra o reconhecimento do serviço de fisioterapia dentro das UTIs. “Há que destacar ainda outro aspecto positivo que é o aumento de vagas para fisioterapeutas dentro dos hospitais, pois é possível considerar um número de 4 a 5 destes profissionais por UTI com 10 leitos, tendo vista as escalas de horários”, destacou.

A verificação do cumprimento dessas exigências é realizada pelos órgãos de vigilância sanitária local (estadual ou municipal), que possuem a competência para fiscalizar as condições sanitárias dos serviços sob sua jurisdição, com base nas normativas emitidas pela Anvisa e pelas esferas estaduais e municipais as quais pertencem.

O CREFITO-13 também está estabelecendo um plano de ação para fiscalizar os hospitais sul-mato-grossenses que possuem UTI com o objetivo de garantir que a resolução seja cumprida. “Este é, sem dúvidas, um marco para a assistência em saúde e uma importante conquista dos profissionais fisioterapeutas e dos cidadãos sul-mato-grossenses”, afirmou Tavares.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sucesso, Pet Day mobiliza tutores e animais em Três Lagoas

Evento une diversão e solidariedade e arrecada fundos para animais, através das Protetoras A Lagoa Maior foi palco de uma manhã inesquecível de fofura e...

Guigas Lemes: artista integra teatro, música e ação social em Três Lagoas

De palhaço a cantor, o artista usa sua paixão pelo teatro e pela música para emocionar e levar esperança onde a arte mais precisa Guilherme...

Feirão Emprega Transporte vai oferecer mais de 400 vagas em Três Lagoas neste sábado

Evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a Casa do Trabalhador reúne mais de 20 empresas e promete processos seletivos imediatos para diversos setores.