20.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de julho, 2026

Reservatórios do Sistema Cantareira chegam aos 10%

05/05/2014 – Atualizado em 05/05/2014

Nível caiu pelo 16º dia consecutivo; governador espera não racionar água até 2015

Por: R7

O nível de água do Sistema Cantareira teve queda de 0,1% e chegou aos 10% de sua capacidade nesta segunda-feira (5). A média é bem inferior a apresentada no mesmo período de 2013, que apresentava um volume de 62,3%, segundo os dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, no domingo (4), que não espera racionamento de água neste ano nem em 2015 na região metropolitana de São Paulo. A declaração foi feita em coletiva de imprensa da Parada Gay.

Na última quinta-feira (1º), o governo do Estado de São Paulo informou que a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) aprovou a proposta da multa de 30% para quem aumentar o consumo de água na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, a medida agora está sendo avaliada pela Procuradoria-Geral do Estado antes de entrar em vigor.

A intenção do governo é começar a multar os clientes da Sabesp em junho a partir do consumo medido em maio. De acordo com a secretaria, o cálculo será feito a partir da média do consumo mensal realizado em 2013.

Antes da multa, outras alternativas foram colocadas em prática. Neste ano, a Sabesp intensificou a captação de água em outras fontes já disponíveis, como o Sistema Alto Tietê, e deu andamento a projetos para captar água em regiões mais distantes, como o Sistema São Lourenço, no interior do Estado. Além disso, a companhia anunciou no início deste ano a oferta de um desconto de 30% para clientes que reduzissem em 20% o consumo de água.

Foto: Estadão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito confessa série de furtos e ajuda a recuperar bicicletas em Três Lagoas

Indivíduo tentou empreender fuga, admitiu pelo menos cinco crimes e indicou onde parte das bicicletas furtadas havia sido escondida

Esconderijo de armas é descoberto durante atendimento à vítima de violência doméstica em Três Lagoas

Polícia Civil encontra espingarda, rifle, revólver e mais de 360 munições dentro de residência, onde suspeito foi preso em flagrante pela DAM

Prefeito Dr. Cassiano Maia participa de mais uma edição do Encadear Summit

Na manhã desta quinta-feira, 9 de julho, o prefeito Dr. Cassiano Maia participou de mais uma edição do Encadear Summit, evento promovido pelo Sebrae,...