21.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Representantes da Unodc ONU e Ministério Saúde visitam ONG’s na Capital nesta quinta (22)

22/01/2015 – Atualizado em 22/01/2015

Representantes da Unodc ONU e Ministério da Saúde visitam ONG’s na Capital nesta quinta (22)

A Sesau (Secretaria de Saúde Publica) de Campo Grande, através do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais recebe nesta quinta feira (22) na Capital uma equipe do Ministério da Saúde e representantes da Unodoc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

Por: Cristiane Ruiz com informações da Sesau.

A Sesau (Secretaria de Saúde Publica) de Campo Grande, através do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais recebe nesta quinta feira (22) na Capital uma equipe do Ministério da Saúde e representantes da Unodoc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).

A equipe vem à Capital para uma visita técnica nas Ong’s parceiras nos testes de fluido oral para HIV e com experiência em abordagem em ruas de Campo Grande.

Em algumas entidades, os trabalhas serão resguardados, inclusive à imprensa para preservar a abordagem aos usuários de drogas em situação de rua.

A programação prevê diversas ações no período da manhã até a noite, como reuniões entre autoridades em Saúde e Segurança do Município e Estado e os programas Municipal e Estadual DST/AIDS, apresentação da ONG Águia Morena e Projeto Fluido Oral, no Conselho Estadual de Saúde.

Veja abaixo demais acontecimentos durante o dia.

Contexto

O Brasil, como Mato Grosso do Sul, é signatário da Unodc, que implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.

O trabalho do UNODC está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública.

Programação

8:30 – Reunião com o secretário Municipal de Saúde e o prefeito Gilmar Olarte – (Acesso Livre a Imprensa)

10:00hs – Visitas nos serviços parceiros do Projeto Fluido Oral – CTA e CAPS AD – (Acesso Livre a Imprensa)

11:00hs – Almoço Programado

14:00hs – Visita no CADRI – (Acesso Livre a Imprensa)

15:30hs – Visita no Águia Morena; (Acesso Livre a Imprensa)

16:30hs – Visita no Campo período vespertino – Trabalho de Rua – (Acompanhamento Vetado a Imprensa)

19:00hs – Visita a Noite – (Acesso Vetado a Imprensa)

21:00hs – Encerramento de acordo com a necessidade da equipe e visita técnica. – (Acesso Vetado a Imprensa)

Sobre a Unodc

Criada em 1997 o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção. O trabalho do Unodc está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública. Dessa base tripla, desdobram-se temas como drogas, crime organizado, tráfico de seres humanos, corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo, além de desenvolvimento alternativo e de prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.

No campo da saúde, o Unodc trabalha no sentido de garantir o acesso universal aos serviços de saúde como um direito humano fundamental, independentemente da condição social ou da situação jurídica das pessoas. Nesse sentido, o Unodc se esforça para garantir o acesso a tratamento para usuários problemáticos de drogas e para garantir o atendimento integral de saúde também nos ambientes prisionais. Além disso, conduz esforços de prevenção voltados para a população em geral, a fim de conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso abusivo de drogas.

Na área de justiça, o Unodc trabalha pela manutenção e pelo desenvolvimento do Estado de Direito, auxiliando os países, por meio da implementação de instrumentos jurídicos internacionais relevantes, a desenvolver sistemas de justiça íntegros e justos, além de sistemas prisionais adequados, sempre a partir da perspectiva do respeito aos direitos humanos.

No campo de segurança pública, o Unodc trabalha para ampliar a capacidade dos países em oferecer uma resposta à criminalidade. Para isso, busca reforçar a ação internacional contra a produção de drogas, o tráfico e a criminalidade associada às drogas, por meio de iniciativas como projetos de desenvolvimento alternativo, monitoramento de cultivos ilícitos e programas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro. Promovendo o intercâmbio de boas práticas e soluções, o Unod busca concertar a ação cojunta dos países no enfrentamento ao crime organizado internacional, buscando reforçar o Estado de Direito e promover a estabilidade dos sistemas de justiça criminal.

O Unodc possui escritórios de campo, nacionais e regionais, que cobrem mais de 150 países. Trabalhando diretamente com governos e organizações não-governamentais, as equipes de campo desenvolvem e implementam programas de controle de drogas e de prevenção à criminalidade, sempre adaptados às necessidades locais dos países atendidos.

Representantes da Unodc ONU e Ministério Saúde visitam ONG's na Capital nesta quinta (22). Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas conquista ouro na natação e se destaca no Festival Centro-Oeste em Campo Grande

Este resultado consolida Três Lagoas como uma referência na natação de Mato Grosso do Sul nas categorias de formação.

Novo equipamento em oftalmologia garante mais agilidade e reduz filas de exames em Três Lagoas

O novo Tomógrafo de Coerência Óptica (OCT) tem permitido maior precisão nos diagnósticos e ampliado significativamente a capacidade de atendimento

Serviços de Convivência promovem programação especial de fim de ano em Três Lagoas

As atividades começaram no dia 07 de novembro, com a Apresentação Natalina de Dança no Shopping Três Lagoas, e nessa sexta, 14 de novembro, teremos a participação dos grupos da AABB, CRASE e Patrulha Mirim.