22/01/2015 – Atualizado em 22/01/2015
Representantes da Unodc ONU e Ministério da Saúde visitam ONG’s na Capital nesta quinta (22)
A Sesau (Secretaria de Saúde Publica) de Campo Grande, através do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais recebe nesta quinta feira (22) na Capital uma equipe do Ministério da Saúde e representantes da Unodoc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).
Por: Cristiane Ruiz com informações da Sesau.
A Sesau (Secretaria de Saúde Publica) de Campo Grande, através do Programa DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais recebe nesta quinta feira (22) na Capital uma equipe do Ministério da Saúde e representantes da Unodoc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime).
A equipe vem à Capital para uma visita técnica nas Ong’s parceiras nos testes de fluido oral para HIV e com experiência em abordagem em ruas de Campo Grande.
Em algumas entidades, os trabalhas serão resguardados, inclusive à imprensa para preservar a abordagem aos usuários de drogas em situação de rua.
A programação prevê diversas ações no período da manhã até a noite, como reuniões entre autoridades em Saúde e Segurança do Município e Estado e os programas Municipal e Estadual DST/AIDS, apresentação da ONG Águia Morena e Projeto Fluido Oral, no Conselho Estadual de Saúde.
Veja abaixo demais acontecimentos durante o dia.
Contexto
O Brasil, como Mato Grosso do Sul, é signatário da Unodc, que implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção.
O trabalho do UNODC está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública.
Programação
8:30 – Reunião com o secretário Municipal de Saúde e o prefeito Gilmar Olarte – (Acesso Livre a Imprensa)
10:00hs – Visitas nos serviços parceiros do Projeto Fluido Oral – CTA e CAPS AD – (Acesso Livre a Imprensa)
11:00hs – Almoço Programado
14:00hs – Visita no CADRI – (Acesso Livre a Imprensa)
15:30hs – Visita no Águia Morena; (Acesso Livre a Imprensa)
16:30hs – Visita no Campo período vespertino – Trabalho de Rua – (Acompanhamento Vetado a Imprensa)
19:00hs – Visita a Noite – (Acesso Vetado a Imprensa)
21:00hs – Encerramento de acordo com a necessidade da equipe e visita técnica. – (Acesso Vetado a Imprensa)
Sobre a Unodc
Criada em 1997 o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) implementa medidas que refletem as três convenções internacionais de controle de drogas e as convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção. O trabalho do Unodc está baseado em três grandes áreas: saúde, justiça e segurança pública. Dessa base tripla, desdobram-se temas como drogas, crime organizado, tráfico de seres humanos, corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo, além de desenvolvimento alternativo e de prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade.
No campo da saúde, o Unodc trabalha no sentido de garantir o acesso universal aos serviços de saúde como um direito humano fundamental, independentemente da condição social ou da situação jurídica das pessoas. Nesse sentido, o Unodc se esforça para garantir o acesso a tratamento para usuários problemáticos de drogas e para garantir o atendimento integral de saúde também nos ambientes prisionais. Além disso, conduz esforços de prevenção voltados para a população em geral, a fim de conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso abusivo de drogas.
Na área de justiça, o Unodc trabalha pela manutenção e pelo desenvolvimento do Estado de Direito, auxiliando os países, por meio da implementação de instrumentos jurídicos internacionais relevantes, a desenvolver sistemas de justiça íntegros e justos, além de sistemas prisionais adequados, sempre a partir da perspectiva do respeito aos direitos humanos.
No campo de segurança pública, o Unodc trabalha para ampliar a capacidade dos países em oferecer uma resposta à criminalidade. Para isso, busca reforçar a ação internacional contra a produção de drogas, o tráfico e a criminalidade associada às drogas, por meio de iniciativas como projetos de desenvolvimento alternativo, monitoramento de cultivos ilícitos e programas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro. Promovendo o intercâmbio de boas práticas e soluções, o Unod busca concertar a ação cojunta dos países no enfrentamento ao crime organizado internacional, buscando reforçar o Estado de Direito e promover a estabilidade dos sistemas de justiça criminal.
O Unodc possui escritórios de campo, nacionais e regionais, que cobrem mais de 150 países. Trabalhando diretamente com governos e organizações não-governamentais, as equipes de campo desenvolvem e implementam programas de controle de drogas e de prevenção à criminalidade, sempre adaptados às necessidades locais dos países atendidos.



