16/12/2015 – Atualizado em 16/12/2015
Por: Ana Carolina Kozara com fotos de Rádio Caçula
Karoline Mirelly, representante do movimento popular em prol da melhoria do transporte público em Três Lagoas participou do programa matinal Toninha Campos onde falou a respeito das revindicações e convidou toda a população da cidade para participar da rodada de discussão que acontece na próxima sexta-feira (18) no centro de comunitário do bairro JK e que tem por objetivo traçar diretrizes para a mobilidade urbana em conjunto com as autoridades do município.
O movimento que esta ganhando força na cidade, iniciou quando estudantes da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) passaram a se reunir para discutir a respeito da mobilidade urbana em Três Lagoas e buscar formas para resolver os problemas que a população enfrenta diariamente.
De acordo com Karoline, a princípio as reuniões aconteciam no campus um da UFMS e em pouco tempo foram acolhidos pelos moradores do bairro JK e passaram a realizar os encontros no centro comunitário local, onde o movimento foi crescendo, ganhando voz e hoje tem como meta ser uma ferramenta de mudança para Três Lagoas.
Karoline ressalta que o Direito ao transporte tem caráter essencial, uma vez que, por meio dele a população pode ter acesso aos mais diversos direitos como saúde, educação, assistência social, cultura, lazer, trabalho e é dever do governo local.
Além disso, a representante ainda falou da receita disponível para a Secretária Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação que foi fixada em dezembro de 2014, e mesmo sendo a terceira maior verba do município, tendo disponível R$ 48.996.000,00 (quarenta e oito milhões, novecentos e noventa e seis mil reais), a população três-lagoense ainda transita em ruas sem asfalto ou esburacadas, ciclovias sem condições de tráfego e sofre com a ineficiência do atual transporte coletivo local.
Os estudantes e professores que participam do movimento desenvolveram uma pesquisa que foi aplicada em usuários do transporte público e demonstra que 65% do povo estão insatisfeitos e classificaram o serviço como ruim/péssimo.
Durante entrevista concedida a apresentadora Toninha Campos, a representante do manifesto aproveitou a oportunidade para convocar a população três-lagoense que está insatisfeita com as questões da mobilidade urbana para que participem da reunião que acontecerá na próxima sexta-feira (18) onde estarão presentes vereadores, o secretário dos transportes Milton Silveira, representantes da empresa que presta o serviço de transporte para a cidade e um convite oficial e protocolado foi enviado a prefeita Márcia Moura.
Karoline disse que o encontro funcionará como uma rodada de perguntas onde o povo, as autoridades e as empresas terão oportunidades iguais de argumentar e discutir medidas em longo prazo que sanem os problemas de mobilidade de Três Lagoas.
A apresentadora questionou a jovem se os membros do movimento acreditam na presença da prefeita na reunião de sexta-feira (18) e Karoline disse que para o bem da autoridade três-lagoense é melhor que vá, já que a sua popularidade na cidade vem caindo consideravelmente e virar as costas para um problema que atinge diretamente o cotidiano do povo só ira piorar a sua imagem.
Na oportunidade discutiremos as seguinte reivindicações:
1) Mais Linhas para atender aos bairros;
2) Mais horários e que os mesmos sejam cumpridos
3) Linhas escolares exclusivas;
4) Passe livre aos estudantes;
5) Linhas que atendam aos serviços públicos como: hospital, unidades de saúde, órgãos do Estado, da União e do Município, creches, escolas e faculdades;
6) ônibus aos domingos e feriados
7) Mais horários aos sábados e à noite;
8) Integração efetiva entre as linhas;
9) Pontos de ônibus cobertos e sinalizados;
10) Atendimento padronizado e humanizado;
11) Informação quanto aos horários e linhas;
12) Mais conforto e segurança nos veículos
13) Fiscalização da empresa por parte da prefeitura





