35 C
Três Lagoas
sábado, 22 de novembro, 2025

Representante da Sudeco expõe atividades do órgão

Geral – 25/04/2013 – 10:04

O diretor de implementação de programas de gestão de Fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Ávila Ferreira, expôs das prioridades do órgão em audiência pública nesta quarta-feira (24/04) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. A reunião ocorreu por iniciativa do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS).

Cleber informou que a Sudeco foi recriada em 2011 com um quadro de funcionários bastante enxuto. A autarquia aguarda realização de concurso público.

Segundo ele, os recursos destinados à autarquia têm aumentado gradativamente e têm sido usados prioritariamente em projetos de infraestrutura logística. Cléber informou que a Sudeco, em parceria com a Conab e a Embrapa, está trabalhando para viabilizar a construção de armazéns para grãos nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Outro projeto é o da recuperação de áreas degradadas de pastagem. Cléber disse que há estudos para criar uma linha especial de até R$ 20 milhões do Fundo do Centro-Oeste (FCO) com o objetivo de devolver para a produção cerca de 50 milhões de hectares. Também citou a Fábrica de Trilhos em Mato Grosso do Sul.

O senador Ruben Figueiró felicitou a notícia da Fábrica de Trilhos, pois acredita que o seu estado é o mais adequado para o empreendimento pela posição geográfica e por oferecer o mineiro necessário. Também apoiou a construção dos armazéns para estocagem de grãos e o projeto de recuperação de áreas degradadas. “Este programa deve ser urgentíssimo. Só no meu Estado são 10 milhões de hectares degradados, isso é urgente para restabelecer e estimular a produção”, disse.

Figueiró fez vários questionamentos ao diretor de implementação de programas de gestão de Fundos da Superintendência. Perguntou sobre a possibilidade de participação da Sudeco no conselho gestor do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR); sobre os projetos de estímulo ao plantio da seringueira; sobre investimentos previstos para maquinário necessário à manutenção e recuperação de estradas vicinais; sobre a possibilidade de construção de pontes; sobre a liberação de recursos para a MS-165, conhecida como Sul Fronteira; e ainda sobre o desassoreamento do Rio Taquari; sobre os projetos em parceria com a Embrapa Pantanal e por fim sobre a proposta de instalar uma usina separadora de gás em Mato Grosso do Sul, com a previsão de dois ramais, um para Cuiabá e outro para Goiás e Brasília.

Cleber Ferreira também ouviu os comentários dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), João Capiberibe (PSB-AP) e Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), presidente da Comissão. Acompanharam a reunião, à convite do senador Ruben Figueiró, o coordenador de Articulação e Apoio Institucional da Seprotur, Antônio de Souza Oliveira; o diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini Filho e os assessores da Famasul, Marilda Rodrigues dos Santos e Carlo Daniel Coldibelli Francisco.

Criação do FCO

O senador Ruben Figueiró também lembrou que o FCO é originário de uma emenda constitucional apresentada por ele na Assembleia Nacional Constituinte. “Foi uma luta para convencer o Sudeste e o Sul do Brasil para aprovar o Fundo do Centro-Oeste. Para isso contamos com o apoio dos nossos colegas do Norte e Nordeste. Hoje tenho muito orgulho de ter participado desde momento histórico e ver a importância do FCO para o desenvolvimento da região”.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

INSS cria comitê para reduzir fila de 2,8 milhões de pedidos

Houve aumento de 23% no volume de solicitações Um comitê estratégico foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fim de reduzir uma...

Preço das passagens aéreas em debate

Audiência pública busca esclarecer fatores que encarecem o transporte aéreo e pressionam economia e desenvolvimento regional A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizará,...

Especialista alerta para urgência do saneamento na crise climática

Associação ligada à ONU coloca água e esgoto como centrais no debate Cerca de 3,4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso...