20.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

REME tem 92 novos profissionais formandos em Educação Especial

10/04/2018 15h26

O curso teve como objetivo ampliar o conhecimento quanto à inclusão escolar e abordar as maneiras de lidar com a realidade em sala de aula.

Por: Da Redação

O Núcleo de Educação Especial (NUESP) de Três Lagoas (MS), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), formou na noite da última segunda-feira (09), na Escola Municipal Olyntho Mancini, a segunda turma com 92 professores e especialistas da Rede Municipal de Ensino (REME) que não possuem graduação na área de Educação Especial.

O curso “Desafios do Cotidiano”, com carga horária de 80 horas, ministrado aos profissionais da REME, abordou o tema “O papel da escola na atualidade frente à inclusão”.

Ministrado pelas coordenadoras do NUESP, Juliana Otino, Ludimila Agutolli e Talyta Camargo, acompanhadas das professoras Rosenilda Cardoso, Cleide Barros e Isabel Bertuzzo, o objetivo do curso foi ampliar o conhecimento dos profissionais quanto à inclusão escolar e abordar as maneiras de lidar com a realidade de atender em sala de aula às necessidades das crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista, transtorno de atenção e hiperatividade, dislexia, entre outros.

Segundo a coordenadora e psicopedagoga, Juliana Otino, “atualmente está muito abrangente a inclusão, por isso o curso é importante para preparar emocionalmente e na prática estes profissionais que lidam diariamente em sala de aula com alunos com necessidades especiais”, explicou.

Segundo a professora, Karen Ciane Duran Grião, “o curso me fez sentir que estava fazendo algo que contribuiria não só para o meu crescimento profissional, mas também para o desenvolvimento pessoal. A professora Ludimila tratou todos com muita atenção e parecia conhecer a fundo a angustia de cada professor ali presente. Valeu a pena participar desta capacitação mesmo estando cansada depois de um dia inteiro de trabalho”, relatou.

CAPACITAÇÃO

A primeira turma do curso “Desafios do Cotidiano”, formada em 2017, participará na próxima sexta-feira (13), a partir das 17h30, na Escola Municipal Olyntho Mancini, do curso “Práticas de Inclusão”.

Com carga horária de 20h o curso tem o objetivo de dar continuidade aos estudos sobre a Educação Especial e Inclusiva voltado para os aspectos práticos do dia a dia do professor.

Segundo Juliana, “o curso terá como temática a elaboração e construção de materiais e atividades que contribuirão para os voos da aprendizagem do aluno com necessidades especiais”, informou a coordenadora.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Educação Especial (NUESP) localizado à Rua Alexandre Costa, 130 – Centro e no telefone (67) 3929-1469.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Semana pode começar com tempo instável em Três Lagoas

Temperaturas podem chegar a 39°C na região do Bolsão, onde ventos fortes e tempestades isoladas não estão descartados, segundo o Cemtec-MS.

Corpo de homem desaparecido é encontrado em decomposição na Cascalheira

Irmã de Luiz Fernando Perez Vieira procurou ajuda na Caçula FM no último dia 1º, relatando quadro delicado de saúde e risco de morte após saída do hospital sem alta médica

Capacidade de armazenamento de grãos atende à metade da demanda de Mato Grosso do Sul

MS produz, em média, 30 milhões de toneladas enquanto armazenagem é de 14,1 milhões Mato Grosso do Sul segue em um cenário de insuficiência no...