Saúde – 13/03/2013 – 11:03
Usar relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar aquela dorzinha que de vez em quando aparece nas costas é uma estratégia desaconselhável e pode resultar em dano maior à coluna vertebral. Para informar as pessoas sobre as principais medidas de prevenção e os riscos que algumas atividades podem trazer à coluna, diversos fisioterapeutas, especialistas em tratamentos para a coluna, lançaram no mês passado a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas.
“Segundo diversos estudos científicos, inclusive da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas tem ou terão dor nas costas ao longo da vida, o que significa disfunção parcial ou total da coluna vertebral. O fisioterapeuta é fundamental para preservar ou devolver a função deste importante segmento corporal. Como, evidentemente, se trata de uma epidemia, os gestores do poder executivo precisam, com urgência, abrir concurso público para contratação deste profissional para as UBSF’s dos municípios de Mato Grosso do Sul”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional MS (CREFITO 13), Carlos Alberto Eloy Tavares.
Segundo Tavares, é preciso ficar atento a quaisquer dores irradiadas (aquelas que percorrem um caminho ao longo do corpo, em geral associadas aos nervos comprometidos), formigamentos e dormência em membros, falta de força, dores espontâneas que surgem sem motivo aparente, além de contraturas musculares nas regiões lombar e cervical e dores locais ou decorrentes de posturas mantidas.
O foco da Fisioterapia é a prevenção desses problemas e chamar a atenção para a necessidade de um diagnóstico precoce, além de contribuir para que as pessoas tomem a decisão de melhorar a postura para proteger a coluna.
Fonte: Assessoria de Comunicação