27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Reitoria da UFMS indica retorno das atividades presenciais após 18 de maio

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai autorizar o retorno das atividades após o dia 18 de maio mediante Plano de Biossegurança

04/05/2020 09h18
Por: Patrícia Fernandes com informações do Midiamax

MATO GROSSO DO SUL (MS) – A Reitoria da UFMS autorizará o retorno das atividades presenciais nas universidades após o dia 18 de maio, após a elaboração de um planejamento especifico para todas as unidades, com base no Plano de Biossegurança, o qual foi aprovado na última quarta-feira (29.4).

Este Plano de Biossegurança, tem como objetivo primeiramente a preservação da vida, visando conciliar o retorno das atividades presenciais (acadêmicas e administrativas), com a prevenção à disseminação da Covid-19.

Esse é um conjunto de ações voltada a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde, dos humanos, dos animais e a preservação do meio ambientes e garantido a qualidade dos resultados.

Na manhã desta terça-feira (5), a direção de todos os câmpus, faculdades, institutos e escolas estão reunidos para alinharem os detalhes das novas medidas a serem adotadas.

A Reitoria da UFMS afirma, “o Plano Local de Biossegurança, será de condição obrigatória para o planejamento e a realização de atividades presenciais na Unidade”.

Será avaliado em conjunto com os coordenadores dos cursos, as atividades presenciais que são imprescindíveis, entendendo assim que, o estudos dirigidos com o uso de TICs serão prorrogados e autorizados para todas as disciplinas, tanto na graduação como também na pós-graduação até o fim do semestre 2020/1, tudo de acordo com as orientações vigentes do MEC.

Para que os estudos sejam fortalecidos e que tenham continuidade, a Reitoria autorizou a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), a abrir novos editais para a concessão de auxílios emergenciais para os estudantes mais vulneráveis da UFMS, fornecendo: auxílio alimentação, auxílio de pacote de dados para acesso a internet, cadastro de estudantes que necessitam de empréstimo de equipamentos tecnológicos, além de outros editais essenciais para garantir a educação ao estudantes com maior vulnerabilidade socioeconômica.

Após haver à aprovação do retorno das atividades, com o Plano de Biossegurança, a direção de cada unidade deverá comunicar com antecedências aos estudantes e aos servidores sobre a eventualidade das atividades presenciais que são imprescindíveis.

Reitoria da UFMS indica retorno às atividades presenciais neste mês de maio. Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Câmara de Três Lagoas homenageia profissionais que contribuem com o desenvolvimento da cidade

Sessão solene proposta pela vereadora Evalda Reis destacou nomes da saúde, educação, assistência social, comércio, agronegócio e política O plenário da Câmara Municipal de Três...

Em ação rápida, Prefeitura de Três Lagoas afasta médico acusado de assédio sexual

Secretária Juliana Salim determinou suspensão preventiva do profissional lotado em unidade do Parque São Carlos até a conclusão do processo administrativo.