22.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Reinaldo estima que 30 mil pessoas esperam por cirurgias eletivas em MS

27/10/2016 – Atualizado em 27/10/2016

“Na época o cadastro indicava 37 mil pessoas, nós fizemos 52 mil cirurgias”, disse governador

Por: Marcio Ribeiro com O Estado

Mesmo depois de realizar 52 mil cirurgias por meio da Caravana da Saúde, o governador Reinaldo Azambuja estima que a fila de pessoas que aguardam por uma cirurgia eletiva em Mato Grosso do Sul ainda seja de 30 mil pessoas.

“Na época o cadastro indicava 37 mil pessoas, nós fizemos 52 mil cirurgias, então o cadastro era falho. Tinha muito mais pessoas aguardando a oportunidade. Hoje a gente entende que ainda nós temos um volume de mais 30 mil pessoas ainda aguardando essa oportunidade em diversas especialidade. E o objetivo do governo do é levar essa oportunidade a essas pessoas que estão na fila e não tiveram a oportunidade de fazer a cirurgia e por isso a contratação desses hospitais filantrópicos para acelerar o volume dessa oferta de serviço para atender a população do Mato Grosso do Sul”, afirmou Azambuja.

O governador esteve nesta quarta-feira (26), acompanhado do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Nelson Tavares, no Hospital São Julião para acompanhar os atendimentos que o centro médico está prestando à pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de convênio feito com a administração estadual, para atender demanda da Caravana. Na oportunidade, Reinaldo acompanhou um procedimento ambulatorial para tratamento de varizes.

O São Julião foi contratado pelo Estado para realizar 990 procedimentos por mês, nas especialidades vascular, geral e oftalmológica (2.219 procedimentos). O atendimento teve início em junho deste ano, e as cirurgias estão sendo realizadas desde 10 deste mês.

Segundo o governador, a ideia é estender o projeto para outras cidades do Estado. “A saúde você resolve um número aparece outros, então essa fila nunca vai ser zerada praticamente, mas em um ano e 10 meses você praticamente realizar 52 mil cirurgias é muito. Agora vamos continuar no ritmo contratando os hospitais. Esse exemplo aqui é um exemplo que será seguido em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul. Para que essas cirurgias possam ser disponibilizadas a essas pessoas que tanto necessitam”.

Por meio do credenciamento, o Estado repassa mensalmente ao hospital R$ 320 mil para o custeio desses atendimentos.

O Hospital Adventista do Pênfigo e o Santa Marina também foram credenciados para acelerar o atendimento de pacientes que estavam na fila por uma cirurgia eletiva. O convênio com essas unidades prevê 672 procedimentos ortopédicos que serão realizados em seis meses. Pelos atendimentos, Mato Grosso do Sul irá repassar R$ 1 milhão aos hospitais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia