20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

Registro do número do usuário do SUS passa a ser obrigatório

Saúde – 29/02/2012 – 13:02

O registro do número do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser obrigatório para procedimentos ambulatoriais e hospitalares a partir de amanhã (1°). A ideia da obrigatoriedade é criar um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente.

Com a medida fica mais fácil dar sequência ao tratamento, restabelecimento da saúde e promoção da qualidade de vida do usuário, informa o Ministério da Saúde.

Além disso, informações como diagnósticos, avaliações, planejamentos e programação das ações de saúde, poderão ser acessadas de qualquer parte do país pela internet.

Mesmo quem tenha plano de saúde deverá preencher o número do cartão no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Com isso, o MS poderá cruzar informações e poder cobrar dos planos procedimentos que caberiam a eles pagar. Isso já é feito, informa o ministério, mas com o cruzamento de informações ficará mais rápido.

Segundo o Ministério da Saúde, o principal objetivo da medida é oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado.

“A identificação dos usuários das ações e serviços de saúde é extremamente importante. Só assim poderemos garantir uma atenção completa ao usuário. Isso permite a organização da rede, das ações e da disposição dos serviços de saúde”, afirma Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Mato Grosso do Sul e Brasil

Segundo informações da assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), estima-se que cerca de 75% da população de Mato Grosso do Sul usa o SUS.

No país, o numero de usuário chega a 45 milhões.

Como fazer?

Para fazer o cartão SUS é necessário ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de nascimento ou ainda a de casamento e comprovante de endereço.

Menores de idade precisam apresentar a certidão de nascimento, comprovante de endereço e o documento de identidade da mãe.

Em Campo Grande o cartão é confeccionado na sede da Sesau, rua Bahia, 280, quase esquina com Afonso Pena. o cartão sai na hora.

Fonte: Midia Max

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.

Suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional

A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional!