24.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de setembro, 2025

Registra recorde na exportação de energia a base de biomassa

18/03/2014 – Atualizado em 18/03/2014

Fibria/MS registra recorde na exportação de energia a base de biomassa

A utilização da biomassa como energia, proporciona uma menor emissão de poluentes atmosféricos

Por: Assessoria

Em 2013, a Fibria/MS bateu recorde na exportação de energia produzida a partir da queima da biomassa proveniente de subprodutos do processo de fabricação da celulose.

A unidade da Fibria em Três Lagoas produz toda a energia que consome desde o início das operações da indústria, em 2009, e possui capacidade para produzir até 140 megawatts/hora. Desse total de energia, cerca de 90 megawatts/hora abastece a produção da Fibria e da International Paper, e o excedente é disponibilizado no Sistema Nacional.

No início do ano passado, a Fibria recebeu autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para elevar a capacidade de produção de energia excedente de 30 para 50 megawatts/hora. “Fechamos o ano com 277.692 megawatts/hora em exportação, ou seja, este é o atual recorde da Unidade”, explica o gerente de recuperação e utilidades, Fernando Raasch.

Somente no mês de dezembro, o volume de energia exportada chegou a 25.823 megawatts/hora, uma média de 34.71 megawatts/hora por dia. “Para 2014 temos a previsão de elevar este número para 42 megawatts/hora e com isso, contribuir ainda mais com o sistema nacional de geração e distribuição de energia elétrica”, diz o gerente.

Em paralelo, Raasch explica que somente com a utilização da quantidade de energia prevista a ser exportada em 2014, seria evitado o uso de cerca de 100 milhões de litros de combustível fóssil sendo esta gerada por uma usina termelétrica. “A energia que utilizamos é proveniente de fontes renováveis, que é a madeira. Ela é considerada uma energia limpa, pois a queima de biomassa, pela própria composição físico química, proporciona uma menor emissão de poluentes atmosféricos quando comparado, por exemplo, à queima de óleo e isto inclusive é considerado na questão da política de crédito de carbono, pois ameniza o clima e contribui com o esforço global para as mudanças climáticas”. Raasch também explica, que o excedente exportado mensalmente pela Fibria, é suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 250 mil habitantes.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). A Fibria mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de seis Estados brasileiros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Luiza Messias Lopes celebra seu primeiro aninho!

Com muito charme e doçura, a pequena Luiza Messias Lopes comemorou no último fim de semana seu primeiro ano de vida, cercada de amor,...

Saúde celebra Mês do Idoso com ações especiais na cidade

Atividades incluem exames, palestras e orientações voltadas ao bem-estar da terceira idade A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial em homenagem ao Mês...

PARTICIPE – Comitê da Dengue será nesta sexta-feira dia 03 outubro

No dia 03 de outubro, sexta-feira, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará mais uma reunião do...