Geral – 16/05/2013 – 10:05
ANDRADINA- Dia 19 de junho Andradina vai realizar a fase regional da Segunda Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Deverão participar dela representantes das sociedades civil ( com 2/3 de representação ) e governamental ( com 1/3 de representação ). O Colegiado de Desenvolvimento Territorial “Professor Cori”, que integra os 13 municípios da região de Andradina onde ocorreu a Reforma Agrária, elegeu na última reunião, os membros do COT- Comissão Organizadora Territorial com a seguinte composição: – Valderez, Manoel, Rosilda , Joelino, Luzia, Inês, Rosivaldo, Moacir, jornalista Toninho do Carmo e Vlademir.
Após a Conferência Regional será realizada a Conferência Estadual e em seguida a Nacional. O Governo fará uso dos relatórios conclusivos, para direcionar todos os projetos de desenvolvimento rural. A sustentabilidade e a agroecologia vão estar no centro das temáticas a serem discutidas.
A Coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Valderez Moya, disse que os prefeitos foram visitados e informados sobre a importância da participação das prefeituras nessa processo de discussão e planejamento, mas a ausência de representantes do Executivo vem sendo criticada em todos os encontros. “Apesar de estarmos sendo apontados como prósperos para sermos considerados Território da Cidadania, a participação das Prefeituras ainda é muito pequena”, disse Valderez.
No último encontro do Colegiado, Andradina e Suzanápolis foram as únicas cidades em que os prefeitos enviaram representantes do Executivo. Os Colegiados tem poderes de aprovar recursos públicos Federais para investimentos nos assentamentos agrários. No ano passado foram aprovados recursos para compra de 10 caminhões, mas apenas 5 foram consolidados. Os demais não chegaram aos municípios por vários motivos ligados à erros administrativos na burocracia de documentos, ou falta de empenho dos prefeitos que na atual ou na gestão anterior, deixaram de ter na Reforma Agrária uma prioridade para gerar emprego e renda. É o caso das prefeituras de Mirandópolis e Castilho, segundo informaram dirigentes do Colegiado.
Fonte: Assessoria de Comunicação


