Policial – 14/01/2013 – 15:01
O Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas já iniciou o cronograma de 2013 de cursos para reeducandas. Quarenta internas estão participando de capacitação em costura industrial, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
São duas turmas com vinte alunas cada que estão sendo qualificadas para trabalhar com máquinas dos tipos: reta, interlook, overlook e galoneira. Com previsão de duração de três meses, o curso dará certificação. Além disso, o período de capacitação possibilitará remição de pena para as internas.
De acordo com a diretora do estabelecimento penal, Marcela Dias Maio, a intenção é ocupar a mão de obra dessas internas para trabalharem em uma empresa de confecção de jeans, cuja oficina será instalada no presídio. A parceria está em fase de assinatura de contrato, e prevê pagamento de 3/4 do salário mínimo. Inicialmente, oito custodiadas trabalharão no local.
Jovem Aprendiz
Para o início do mês que vem, está previsto um curso de capacitação para as áreas de operador de caixa, auxiliar administrativo e office-boy/office-girl, ministrado pelo Instituto Delta. A ação faz parte do Projeto Jovem Aprendiz, e qualificará 40 internas com idade entre 18 e 29 anos.
Conforme as regras do projeto, cada reeducanda participante receberá uma bolsa de incentivo mensal no valor de R$ 100,00, além de certificação.
“Entendemos que iniciativas como essas são fundamentais para inclusão social das internas sob nossa custódia, tendo em vista que a capacitação profissional abre portas para o mercado de trabalho”, destaca a diretora.
Segundo Marcela, “as internas qualificadas têm boas possibilidades de serem automaticamente inseridas no mercado de trabalho quando conquistarem a liberdade, considerando que atualmente a cidade de Três Lagoas passa por grande desenvolvimento industrial, e que todos os setores estão carentes de mão de obra especializada”.
Fonte: Agepen


