18.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Redução da multa de FGTS para domésticas divide Congresso

Economia – 26/04/2013 – 10:04

O presidente da comissão parlamentar que regulamenta a nova lei das domésticas, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), fala ao iG em “definir especificidade” do trabalho antes de bater o martelo sobre a redução da multa obrigatória de 40% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em casos demissões sem justa causa. “Estamos tratando de definir a especificidade (do trabalho) e como se tem a garantia de direitos (trabalhistas)”, afirma.

A posição é diferente da apresentada pelo relator da Comissão Mista de Consolidação das Leis, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que defende uma multa de 10%. A decisão, segundo Vaccarezza, depende da formulação de um modelo simplificado para o recolhimento de impostos e tributos pelo empregador. “Temos de chegar a uma equação que gere condições das pessoas poderem arcar com pagamento adequado de todas as obrigações trabalhistas”, diz.

O deputado nega que haja pressão do Palácio do Planalto sobre a tramitação do projeto, embora informações de bastidores indiquem que a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) tenha exigido em reunião com Vaccarezza e Jucá que esperem por um posicionamento do governo para apresentar o relatório final com as regras marginais da PEC das Domésticas.

A Casa Civil estuda o impacto financeiro da regulamentação do trabalho doméstico, como o impacto previdenciário de uma redução no perfil de recolhimento de impostos e o curso do seguro-desemprego. “O que está em estudo são as formas de financiamento”, firma Jucá ao iG.

O governo estuda também a inclusão do empregador doméstico no Supersimples. Já a sugestão do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) de incluir a deduzir os custos da contração do Imposto de Renda é recusada por Vaccarezza. “Para os ricos vai ficar bom, porque eles vão poder abater 100% (do custo)”, afirma.

Guia das Domésticas iG orienta patrão e empregados

Embora parte dos direitos adquiridos pelos trabalhadores domésticos ainda dependa de regulamentação, uma série de outros já estão em vigor. Para orientar empregados e patrões, o   iG criou o Guia das Domésticas.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia