22.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 13 de fevereiro, 2026

Redução da carga tributária e dos juros da dívida serão destaques no Senado

Policial – 31/01/2012 – 15:01

O senador Delcídio do Amaral(PT/MS) acredita que o ano legislativo que começa nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, será marcado por intensos debates no Congresso Nacional sobre temas relacionados a área econômica, com o objetivo de aliviar as finanças dos estados e municípios.

“Em primeiro lugar, temos que fazer uma discussão mais aprofundada sobre a carga tributária. É preciso aprovar o Projeto de Resolução do Senado de número 72, que visa acabar com o que acontece nos estados que dão incentivos para importação de manufaturados, porque isso está levando o Brasil para a desindustrialização e nós não vamos admitir essa situação. Além disso, o Congresso terá que definir também novas regras para distribuição do Fundo de Participação dos Estados, o que interessa diretamente a Mato Grosso do Sul , que é a antepenúltima unidade da federação no ranking de distribuição desses recursos, o que não correspondente à nossa realidade econômica e social. Vamos discutir também mudanças de regras para o Fundo de Participação dos Municípios, uma vez que os critérios atuais castigam muito as prefeituras”, aponta o senador, que retornou a Brasília nesta terça-feira, 31 de janeiro.

Como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Delcídio vai propor ainda a redução dos juros da dívida dos estados com a União.

“O serviço da dívida hoje é bastante alto e não permite aos estados investirem pesado em infraestrutura, como exige a sociedade. Precisamos mudar essa realidade para o bem da população”, advertiu o senador

Delcídio faz uma avaliação positiva do ano legislativo de 2011.

“Entendo que foi um ano bastante produtivo. Votamos matérias importantes, como os royalties do pré-sal, o Simples Nacional e o Código Florestal. Para Mato Grosso do Sul, especificamente, o Código tem importância relevante, não apenas sob o ponto de vista de sustentabilidade, mas também na questão da produção. Tivemos matérias fundamentais ao longo de 2011 e temos uma pauta bastante extensa a cumprir este ano”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aniversario de Fábio Júnior Silva

Na última quinta-feira, dia 12, o elegante Nathelha Cupim Restaurante foi palco de uma noite especial em comemoração ao aniversário de Fábio Júnior Silva...

Sexta-feira será de sol, calor e possibilidade de chuva em Três Lagoas

Aproximação de uma frente fria pode provocar chuvas com raios e rajadas de vento no Estado

Comerciantes do Centro denunciam ameaças e danos após confusões envolvendo criança em Três Lagoas

Menor teria ameaçado funcionárias com estilete, tentado levar produtos e causado transtornos em estabelecimentos