32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Rede Estadual retoma aulas a distância nesta terça (19) e terá transmissão pela TV

Sem aulas presenciais, o conteúdo programático será disponibilizado na plataforma Google Suite, na internet. Os alunos que não têm internet ou impressora, poderão retirar as atividades previstas na própria escola em que estudam. A transmissão dos conteúdos pela TV ainda não tem data definida, mas será anunciada em breve juntamente com a programação.

19/05/2020 09h00
Por: Mirela Coelho com informações do Campo Grande News

MATO GROSSO DO SUL (MS) – As aulas remotas vinculantes da Rede Estadual de Ensino (MS) retornam nesta terça feira (19.5), nas 345 unidades escolares dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A pausa das atividades de 15 dias (4 a 19.5), que normalmente ocorre no mês de julho, mas foi antecipada devido a situação de pandemia da Covid-19.

Com isso, os 210 mil estudantes da Rede, que já concluíram o 1º bimestre no dia 30 de abril e fizeram pausa nas atividades remotas entre os dias 04 e 18 de maio, retornam no sistema remoto até o final do mês de junho, após publicação do Governo do Estado, no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 15 de maio, do decreto que prorroga a suspensão das atividades presenciais na Rede Estadual de ensino (REE) até o dia 30 de junho.

A novidade divulgada, nesta segunda-feira (18), é que alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) de MS além de estudarem pela plataforma Google Suite, terão acesso a videoaulas. Para isso, uma emissora de TV foi contrata para realizar a transmissão.

Por R$ 663,9 mil, a Secretaria de Estado de Educação (SED) contratou a Rede MS Integração de Rádio e Televisão, grupo que controla a TV MS (afiliada da RecordTV) e emissoras de rádio em Campo Grande e no interior. O processo foi feito sem licitação, amparado pelo estado de calamidade pública que vigora em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Sem aulas presenciais, o conteúdo programático será disponibilizado na plataforma Google Suite, na internet. Os alunos que não têm internet ou impressora, poderão retirar as atividades previstas na própria escola em que estudam. A transmissão dos conteúdos pela TV ainda não tem data definida, mas será anunciada em breve juntamente com a programação.

A nova plataforma transmitirá conteúdos pelo canal aberto de televisão, para auxiliar principalmente os alunos que não têm acesso à internet.

Segundo o superintendente de Informação e Tecnologia da Educação, Paulo Cézar Rodrigues, todo o conteúdo produzifo poderá ser utilizado pelas redes municipais e pela rede privada. Segundo anunciado, todos os professores vão poder ter acesso através de um canal aberto ao conteúdo. “Nós teremos o horário dividido para a educação infantil, uma parte do horário para os anos iniciais dos ensino fundamental, para os anos finais do fundamental I e para o ensino médio”, disse Rodrigues.

Desde 23 de março, os estudantes da REE estão tendo aulas em casa, primeiramente por meio de ferramentas escolhidas por diretores e professores.// No mês passado, a SED definiu a plataforma Google Sala de Aula como meio principal.

Na semana passada, o governo ampliou a prorrogação da suspensão das aulas até 30 de junho.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana