30.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho, 2025

Redação é fator decisivo para vestibulandos em 2025, afirma especialista

Estudantes que se preparam para os vestibulares em 2025 devem prestar especial atenção à redação, que pode ser decisiva para a conquista de uma vaga na universidade. O professor Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação, destacou cinco temas essenciais para treinamento.

Direitos da população idosa: Importância de promover o bem-estar e dignidade dos idosos, especialmente com o envelhecimento progressivo no Brasil. “Embora existam legislações como o Estatuto do Idoso, há desafios na aplicação dessas normas”, alerta Ademar, destacando dificuldades no acesso à saúde pública, segurança financeira e proteção.

Combate a informações falsas: Impacto da divulgação de conteúdos falsos na sociedade. “Compromete o direito à informação verídica, formação de opiniões críticas e tomada de decisões conscientes”, comenta Ademar, ressaltando a reflexão sobre o papel da informação.

Empregabilidade e automação: Transformações no mercado de trabalho com o avanço tecnológico. “A automação traz eficiência e redução de custos, mas apresenta desafios sociais profundos”, diz Ademar, questionando o destino da mão de obra substituída por máquinas.

Proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais: Urgência da proteção digital, especialmente com o acesso precoce à internet sem supervisão. Leis como o ECA e LGPD existem, mas ainda há vulnerabilidade ao cyberbullying, aliciamento e exposição a conteúdos impróprios.

Impactos ambientais em populações vulneráveis: Danos ambientais aprofundam desigualdades sociais, afetando intensamente populações vulneráveis. “Tragédias como Mariana e Brumadinho evidenciam o impacto em populações desfavorecidas”, destaca Ademar.

Agora é hora de treinar e buscar avaliação, seja com professores ou plataformas de correção gratuita.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta de pré-natal e baixa escolaridade aumentam risco de anomalias em bebês, diz Fiocruz

Análise com mais de 26 milhões de nascimentos revela que desigualdades sociais e baixa escolaridade influenciam no risco de malformações em bebês Um estudo da...

Setor têxtil cresce em MS com novas fábricas, qualificação e aposta na Rota Bioceânica

Estado soma mais de 3 mil empregos formais no setor e se prepara para ampliar mercados com logística estratégica e capacitação profissional Com 225 empresas...

“Amigos de Patas” mostra mascote Todynho e reforça pedido de ajuda

Iniciativa atua há quatro anos na cidade resgatando, tratando e cuidando de animais abandonados e vítimas de maus-tratos As protetoras Keila Sorelli e Sirlene, responsáveis...