12/08/2013 – Atualizado em 12/08/2013
Receita Federal apresenta sistema de processo eletrônico aos advogados na OAB de Mato Grosso do Sul
A primeira parte da apresentação será feita pelo auditor fiscal Edson Ishikawa
Por: Assessoria
O sistema de processo administrativo eletrônico da Receita Federal do Brasil (RFB) será apresentado aos advogados no dia 13 de agosto, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), às 19 horas. Para o delegado regional da RFB, Flávio de Barros Cunha, o evento visa principalmente apresentar ao advogado os procedimentos administrativos da instituição e as ferramentas de auxílio ao profissional, que podem ser melhor exploradas.
A primeira parte da apresentação será feita pelo auditor fiscal Edson Ishikawa, que discorrerá sobre a instituição e as ferramentas disponíveis aos contribuintes e advogados, como o Centro Virtual de Atendimento (eCAC). A palestra seguinte será proferida pelo analista tributário Jackson Diniz, que abordará especificamente o sistema administrativo de processo eletrônico (eProcesso).
“O sistema está em operação desde 2011 e, desde então, tem passado por aprimoramentos e algumas das funcionalidades são novas”, explica o delegado regional, que destaca ainda a importância do advogado participar do treinamento. De acordo com ele, o interesse da Receita é divulgar e ampliar a utilização do sistema, a fim de evitar o deslocamento do advogado até a unidade. “O uso do sistema é confiável e mais célere. Vamos demonstrar todas as ferramentas que já estão disponíveis e facilitam o dia a dia do profissional”, ressalta Flávio.
A palestra integra as ações da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS, que visam expandir o conhecimento dos advogados acerca dos processos eletrônicos já em operação. De acordo com o presidente da Comissão, Leopoldo Lopes, a virtualização dos processos está cada vez mais presente nas atividades dos advogados, com a intenção de agilizar procedimentos. A apresentação do sistema da RFB será no dia 13 de agosto, às 19 horas, no auditório da OAB/MS, à Avenida Mato Grosso, 4700. A entrada é gratuita.
