26.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Reajuste de medicamentos em 2025 será o menor desde 2018

Os medicamentos terão o menor reajuste médio desde 2018, de acordo com a resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), publicada em 31 de março de 2025 no Diário Oficial. O teto de reajuste ficou em 5,06%, correspondente à inflação oficial dos últimos 12 meses, mas essa porcentagem afetará apenas cerca de 7% dos medicamentos. O aumento não é automático; depende da entrega dos relatórios de comercialização pelas empresas farmacêuticas à Cmed, sendo aplicado conforme os estoques das farmácias são repostos.

A Cmed classifica os medicamentos em três níveis de reajuste, com base na concorrência do mercado:

  • Nível 1: 5,06% (aplicado a 7,8% dos medicamentos)
  • Nível 2: 3,83% (15% dos medicamentos)
  • Nível 3: 2,6% (77,2% dos medicamentos)

Esses percentuais são os mais baixos desde 2018, com destaque para os níveis 2 e 3. O aumento de 5,06% no nível 1 é maior que o reajuste de 4,5% de 2024, mas inferior ao aumento de 5,6% de 2023.

A metodologia de cálculo do reajuste leva em consideração a inflação oficial (IPCA), os fatores de produtividade (X), ajustes de preços relativos (Y) e o nível de concorrência (Z). Em 2025, o fator X foi de 2,459% e o fator Y ficou negativo, sendo considerado zero para este ano. O fator Z determina o nível de concorrência: medicamentos em mercados mais competitivos não têm desconto no fator X, enquanto os de mercados mais concentrados podem ter descontos parciais ou totais.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mulher denuncia marido por cárcere e agressão, mas acaba detida após atacar sogra com criança no colo

Caso revelou histórico de conflitos e acusações cruzadas durante registro de ocorrência no Lapa nesta quinta-feira, 1°.

Liberdade de imprensa melhora no Brasil, mas cenário mundial é o pior já registrado

O Brasil avançou 47 posições no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2025, divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), passando da 110ª colocação...

STF concede prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu na última quinta-feira (1º) prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente da República Fernando Collor...