22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 9 de janeiro, 2026

Quitinete de 28 m² abusa de praticidade na reforma

Geral – 07/05/2013 – 14:05

A quitinete de apenas 28 m², localizada em Santa Cecília, na capital paulista, era ocupada pela arquiteta Lívia Cavalca e sua irmã. Quando Lívia ficou sozinha, a reforma do imóvel aconteceu. O objetivo inicial era aumentar o espaço de circulação e conseguir mais luminosidade. A mudança teve início com a remoção de paredes e de um guarda-roupa, que dividia a sala e o quarto. Os tacos do piso também foram substituídos e o cimento queimado marcou presença em todo o local, garantindo maior amplitude. Agora faltava organizar os móveis de modo a não perder a área livre conquistada.

Nada de peças extras, o importante era ter o mínimo necessário. Lívia gosta de móveis fechados e, por isso, investiu em itens como armário e criado-mudo ao decorar. Mas não exagerou e preocupou-se em deixar tudo encostado na parede, evitando afetar a circulação. O truque da cama com gavetas foi usado para guardar roupas de cama e garantiu economia de espaço. Uma pequena estante também entrou na decoração do quarto, o que permitiu à arquiteta organizar livros e objetos decorativos. No banheiro, um gabinete e um armário com espelho conseguiram atingir o objetivo de acumular itens de higiene.

Outra saída de organização foi a presença de nichos nos ambientes. Lívia abusou deste recurso para decorar sem a necessidade de recorrer a mais itens do mobiliário . Deste modo, conseguiu guardar perfumes (no banheiro) e micro-ondas (em cima da pia). Na cozinha, ela precisou instalar armários, no entanto, buscou economizar o espaço interno. “Todas as louças precisavam caber ali. A saída foi usar ganchos e pendurar as canecas. É prático e funciona”, afirma. O ambiente recebeu ainda porcelanatos com estampas de caveira e iluminação led.

A ideia de aumentar a luminosidade do imóvel foi outro desafio para a arquiteta. Não poderia rebaixar o teto, mas desejava instalar pontos de luz adicionais. Por isso, resolver investir em trilhos (na sala e no quarto) com diversas lâmpadas. “Gosto muito de luminárias e quando viajei a Buenos Aires resolvi comprar luzes individuais. Juntei todas as lâmpadas e fiz um modelo personalizado ”, diz. Ao final da reforma, teve dúvidas sobre construir ou não uma pequena divisória em alvenaria que separasse o quarto e a sala da cozinha. “Procurei alternativas que não afetassem a entrada de luz no ambiente e, em um insight, lembrei dos cobogós. Eles são vazados e trouxeram leveza”, afirma.

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terceira morte é confirmada após colisão entre picape e carreta na MS 240

Colisão frontal com caminhão aconteceu entre Inocência e Paranaíba matou Filipe Torres, Wellington Luiz e Leandro Rodrigues nesta sexta-feira, 09

UFMS Três Lagoas lança residência em Enfermagem Obstétrica e consolida polo de saúde na região

Programa deverá começar em março e representa um marco histórico para a formação em saúde no município

Marcos Pollon propõe CPI para investigar escândalo do Banco Master

O deputado federal Marcos Pollon (PL=MS) protocolou requerimento para criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com a finalidade de investigar o Banco Master....