18 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

Queimadas caem 70% no Brasil no primeiro trimestre de 2025, mas Cerrado acende alerta

Entre janeiro e março de 2025, o Brasil registrou 912,9 mil hectares queimados — uma queda de 70% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram atingidos 2,1 milhões de hectares. A maior parte da área afetada (78%) era de vegetação nativa, com destaque para as formações campestres (43%).

Roraima lidera o ranking dos estados mais atingidos, com 415,7 mil hectares queimados, seguido por Pará (208,6 mil ha) e Maranhão (123,8 mil ha). As cidades de Pacaraima e Normandia, em Roraima, concentraram as maiores áreas destruídas pelo fogo.

Segundo o pesquisador Felipe Martenexen, do IPAM, essa concentração se deve à estação seca que ocorre no início do ano no estado, tornando-o mais vulnerável a queimadas.

Apesar da redução geral, o Cerrado teve aumento de 12% nas áreas queimadas em relação a 2024, com 91,7 mil hectares atingidos — 106% acima da média desde 2019. A Mata Atlântica e o Pampa também registraram crescimento: 7% e 1,4%, respectivamente.

A Amazônia, mesmo com uma redução de 72% em relação a 2024, foi o bioma mais afetado, com 774 mil hectares queimados (78% do total nacional).

O Pantanal e a Caatinga tiveram as maiores quedas percentuais: 86% e 8%, com 10,9 mil e 10 mil hectares queimados, respectivamente.

Em março, último mês do trimestre, o fogo consumiu 106,6 mil hectares — 86% menos que em março de 2024. A Amazônia liderou novamente, com 55,1 mil hectares queimados.

Segundo especialistas, a chegada da estação seca pode reverter essa tendência de queda, reforçando a necessidade de estratégias específicas para cada bioma.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Briga por R$ 600 acaba com trio na delegacia no Jardim Oiti

Confusão começou após acusação de furto de R$ 600 entre amigas e terminou com agressões, feridas e intervenção da Polícia Militar.

Imasul divulga dados de chuva e nível dos rios de Mato Grosso do Sul

De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o monitoramento contínuo é essencial para a gestão adequada dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.

Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho

A declaração e atualização do rebanho deve ser feito pelo produtor rural nas regiões do Planalto e Pantanal de 1º de maio a 2 de junho (primeiro semestre) e de 1º de novembro a 30 de novembro (segundo semestre).